quarta-feira, 7 de abril de 2010

DIÁRIO DE BORDO: DE VOLTA...

                               AMIZADE: TESOURO, POTÊNCIA DE VIDA E ALEGRIA
                                                                           JORGE BICHUETTI



 De volta. Estive ali. Montivideo e Valizas. Entre amigos...
Trouxe na mala um conhecimento que teima em retornar, reafirmando-se sempre: a amizade é o maior tesouro de uma vida e da própria vida.
Vi belezas naturais que me encantaram os olhos, escutei canções que me embriagaram a alma...
Contudo, de tudo, nada pode se comparar a grandeza dos bons encontros.
A ternura e o carinho de amigo nos transforma o corpo e a alma.
Nos fazem serenos e confiantes, alegres e sensíveis...
Trabalhei... Uma conferência - Ética y clínica...
Não fui feliz, esqueci de falar que mais fina e doce, mais generosa e produtiva ética é a da amizade...
Se cuidamos, se nos relacionamos...
Se fazemos política, e trabalhamos...
Se amamos...
Sob os auspícios desta ética - a ética da amizade - caminhamos para uma nova vida.
A amizade é o amor potencializado pela cumplicidade, pela partilha, pela compaixão e pela compreensão...
E, também, é o amor liberto de seus parasitos: ciúme, inveja, competição, possesividade...
Entre horizontes de azul e verde, matas e o vento cancioneiro, eu escutei a voz da amizade e recolhendo seus abraços e afagos, quero escrever como se gritasse:
- eu creio no homem e na vida, eu creio no caminho... e eu na noite, me enterneço... e se adormeço, o faço, certo da suavidade do amanhecer.
Do amanhecer de um novo dia... e no amanhecer de novo tempo: tempo de justiça e liberdade, igualdade e amizade.













Nenhum comentário: