quinta-feira, 22 de abril de 2010

SOCIEDADE AMIGOS: POESIAS DE IMERSÃO NO INFINITO

Temos hoje poemas de valorosos uberabenses que dissecam o homem e o infinito, a vida e o cotidiano com a maestria de quem dialoga com a imensidão, escutando o próprio coração.

Azuis

   GUIDO BILHARINHO
azuis em
ar e águas           
névoas e angús
tias cactos
parábola o verde
sol e lúcido
elementos car
dos e gumes
rios ares
de pedra
ninfas e can
ções areias
a paisagem

Mágoa

   GUIDO BILHARINHO

lâmina fio ho
rizonte clava
unha ponta
poente lava
espinho ris
co em ris
te água
ventos em fú
ria quilha

infância

de jade e azul
tempo
em prefigurações
flor
por existir
pedra
estar e se construir
ser

GATO
   GUIDO BILHARINHO
espumas aos pés
e névoas

painas pe
los ao dorso

passos e saltos
nervos à pele

raios aos olh
os alvos



IGREJA DE SÃO DOMINGOS
        GUIDO BILHARINHO
pátio palmeiras
céu nuvens tardes

igreja de pedras
telhas tijolos coli
sões seixos cacos

pano de fundo na
seios impressões iú
cas dracenas murtas
flores volutas

pedra mudez
topicos ângulos

tempo pó ondu
lações argamassa

anos fumaça ven
tanias açoites raí
zes grionaldas av
es de espigas

terra tapiocanga
árvores de penas
cerrado vértebras

torres pombas sus
surros azuis verd
es alvéolos sombras

muros segmentos
nós pedra pó
barro colina

AGORA, DUAS TROVAS DO LIVRO CANTARES DA POETIZA EVA REIS, UMA VOZ QUE NARRA AS DORES E OS SONHOS COM A ELOQÜENCIA DE QUEM ANDA AO VERSAR PELAS VEIAS DA VIDA:

QUE CHAPÉU EXTRAVAGANTE

                                                      DESSA MADAME TRAVESSA!
                                                      VIROU MODA DE ELEGANTE
                                                      - PÔR CHAPÉU SEM TER CABEÇA.


CHORAR É MEU DESAFIO,
TUAS MÁGOAS NÃO ME CONTE;
QUEM SABE O QUE CHORA O RIO,
QUANDO PASSA PELA PONTE?








 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                                                   Santa Rita de Minha Adoração

                                                                              Ao dileto amigo Antonio Zeferino dos Santos

Santa Rita! Santa Rita!
como voce remoçou, como ficou bonita
com este vestido cor de rosa
que o Tonico dos Santos lhe deu!
Até parece outra. Está está mais catita,
apagou, com maquilagem cuidada,
as rugas, os pés de galinha
das ruinas. Como voce está mudada,
Minha Santa Rita!

E os seus sapatos esburacados,
do outeiro,
foram remendados
com aplicações verde e amarelas
de gramíne e arbustos,
num tom bem brasileiro!

E o seu toucado velho,
carcomido e limoso,
como ficou formoso,
todo salpicado
de rebôco esbranquiçado!


Quem a viu e quem a vê,
julgará mal,
pensando que voce não é voce.
Mas eu, Santa Rita, não tenho duvidas não:
é voce mesma, tal qual
como era no meus tempos de menino,
quando a voz de seu sino,
corria a missa dominical,
com mamãe e meus irmãos.

Foi voce que me ensinou a rezar.
Fui "coroinha" ao pé de seu altar,
onde recebi, trêmulo de unção,
vetidinho de preto,
com um laço
de fita branca no braço,
e uma grande vela na mão,
minha primeira comunhão.

Frei Raimundo, frei Vicente,
frei Jacinto, onde estão?
Santa Rita, por que esta saudade
não morre, tambem, no coração?

E voce agora resplandecendo
graça e garridice.
Como a invejo, Santa Rita,
igrejinha de meu afeto
e de minha meninice,
vendo-a assim rejuvenecida
e eu começando a sentir
os liquens, os musgos e limos
dos anos
cobrirem de tristeza e desenganos
os outoniços dias de minha vida.

                                  QUINTILIANO JARDIN

 
 

2 comentários:

Carlos Roberto Fernandes disse...

EVA REIS DAS MIL COLINAS,
CARÍSSIMA FIANDEIRA!
ÉS TROVADORA DE MINAS
NOS VERSOS DA VIDA INTEIRA.

(Carlos Fernandes
www.carlosfernandes.prosaeverso.net
www.evareis.blogspot.com)
_________________________________
Eva Reis nasceu em 1923 e faleceu em 15 de agosto de 2010.
Membro da Academia de Letras do Triângulo
Membro da Academia Municipalista de Letras de Belo Horizonte
Membro da Academia Mineira de Letras

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Carlos, que alegria! me envie poesias suas. E também outras produções. . Saudade e carinho, jorge