domingo, 27 de junho de 2010

DIÁRIO DE BORDO: ATO INSTITUINTE DA REPÚBLICA TUPINIQUIM FEDERATIVA DO BRASIL

                                      ENFIM, ALGUÉM ESCUTOU OS CLAMORES DA NOSSA MÃE GENTIL
                                                                                                                 JORGE BICHUETTI

Luar, vida clara... Contudo, meu coração permanecia triste, lento, meio como se batesse entre o desalento e a agonia.
Então, vendo-me triste, minha pequena Lua, entregou-me o jornal... Que espanto! ... Um ato institucional, um decreto... Já no título parecia algo novo, pois se nomeava ato instituinte.
Minha alegria foi tanta, que não deixar de relatá-lo, aqui, como está no escrito oficial.
" Companheirada, pensando no bem da nossa gente e da nossa Terra, e no uso dos meus direitos de presidente,  , inspirado pelas estrelas mais brilhantes e em memória dos brasileiros mais nobres, então, decreto:
Artigo 1. Fica decretado que todos os brasileiros, mas todos mesmos, crianças, jovens, homens, mulheres, demais subjetividades, velhos, índios, negros, plantas e bichos, todos possuem , agora, inclusive, os riachos e as fontes, o direito de viver e amar, caminhar, trabalhar esonhar SEM MEDO DE SER FELIZ.
Parágrafo ùnico: torna-se crime inafiançável o ato de impedir a alegria e de gerar lágrimas.
Artigo 2. Fica decretado que a presidência da República será assumida no próximo mandato por um colegiado de valorosas companheiras, devendo este colegiado aprovado por referendum popular.
Artigo 3. Fica nomeado, para posterior confirmação em referendum popular como disposto acima, o primeiro governo colegiado composto pelas companheiras Dilma Rousseft, Marina Silva e Heloísa Helena.
Artigo 4. Este triunvirato, se aprovado pelo referendum popular, deverá governar norteado pelos valores do amor e da justiça, da ternura e da liberdade, da solidariedade e da compaixão,  promovnendo o bem de todos, a inclusão social e o funcionamento da vida como associação de livres produtores.
Artigo 5. Fica garantida a sobrevivência dos tucanos, podendo eles livremente, pintarrem quantas penas queiram de vermelho, e do vermelho mais vivo que possui esta nação.
Após, as lágrimas alegres que senti vendo o CUMPRA-SE, pude ler uma entrevista onde o digníssimo presidente Lula se explicava que havia tomado a decisão , depois de meditar mirando as estrelas de onde lhe vinha estas sugestões , sendo que  - as estrelas bailarinas e brilhantes do céu brasileiro, lhes falavam com   vozes que recordavam os companheiros Henfil, Betinho, Dom Hélder, Chico Mendes,  Santos Dias e outros.
Emocionado, revelou que lhe pesou a barba suave e terna de Leonardo Boff, o olhar sereno e melancólico de Frei Beto, e a humildade do Sô Joaquim e a valentia de Helena Greco que ele conheceu nas Geraes e que nunca lhe saiu do pensamento, quanto podia voar com passarinhos encantos pelos sonhos mais puros.












2 comentários:

jorgebeck disse...

Achei muito inspirada a ideia do triunvirato e tudo o mais, "ser feliz é tudo que se quer...". Chocante também é lembrar que o vice de Lula que aparece no cartaz de 1989, por essas ironias da política, era José Paulo Bisol, justo um dos fundadores do PSDB, defensor dos direitos humanos,conhecido por seus dircursos que tocavam o emocional, que migrou de partido para se candidatar na chapa. Jorge Beck.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Amigo, de fato, necessitamos repensar a luta democrática e a luta pelo socialismo... O humanismo e nossas posturas: democracia direta , sim; a representativa, tem sua função, mas igualmente suas perversões.
Estamos de acordo.
E sem medo de ser feliz.. jorge