sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DIÁRIO DE BORDO: ARAXÁ, UM SONHO QUE NÃO PODE SER TRIPUDIADO

                                                                                                JORGE BICHUETTI
São Domingos, Dona Beja... Araxaenses de todo canto, no chão e no infinito, por nascimento ou por paixão/devoção, olhem por Araxá... Velem por Araxá...
Hoje, até a pequena Lua, indignada, acordou com os pássaros que não cantaram... Eles - as aves do céu -  sabem, presentem os perigos.
O Secretário de Saúde de Araxá pode ser expurgado dos quadros da administração, e com ele a dignidade e o sonho... ele vem lutando pelo povo e povo nem sempre é prioridade dos políticos.
Araxá vive um momento brilhante, está construindo a rede substitutiva na saude mental, com a montagem dos Caps e isto irá dar à população sofrida acolhimento, cuidado, e processos de inclusão e reabilitação psicossocial.
Vive-se um processo de humanização na saude, que é uma prática política de materialização dos valores de amor, solidariedade, justiça, respeito e dignidade, tão caros ao Cristo que proclamos seguir, que pode -se dizer que araxá intensifica no cuidado um política de ternura e amor.
Inclusive, com a participação da Dra Cida Cruvinel que é por sua história um marco vivo da dignidade e da humanização em saúde. qualquer cidade se sentiria honrada de tê-la... E Araxá a tem, pois ela ama profundamente sua gente e sua Terra.
Competente, criativa, honesta e dedicada: só incomoda os que desejam o povo moribumdo e desassitido, sem atenção e agonizando pelas praças.
Ela é o cuidado amoroso e libertário...
Assim, ousamos pedir ao digníssimo prefeito que reflita e dialogue com o Cristo, que como nossos amigos, Cida Cruvinel e o o Secretário de Saúde, no passado, nas suas andanças por jerusalém viveu momentos como os que vivem estes colaboradores da obra de amor universal, na construção de uma nova saúde.
Sr Prefeito, não repita Pilatos na comodidade da omissão que no fundo é submissão aos interesses dos poderosos em detrimento da causa dos mais sofridos que são os verdadeiros amigos do Cristo...
Sr Prefeito, não se rebaixe na injúria e no desleixo como Herodes que mergulhado na própria vaidade não tinha ouvidos para escutar os clamores da vida que se deseja vida humanizada e plena, para todos...
Sr. Prefeito não desconhece a perfídia de Judas, porque buscá-lo quando pode e deve escolher o caminho da justiça que está nos valores humanos  da construção do bem comum.
Não, não e não... Sr prefeito deixe a esperança retornar o seu canto de paz, ajude o povo mantendo os processos de materialização da dignidado do cuidado amoroso e solidário.
Não se esqueça que na sua posição de legislador, não ouvirá a misericórdia de Mestre, dizendo: Ele não sabe o que faz...
Confiamos nos seus valores cristãos e humanitários e sabemos que sabe perfeitamente o que faz.
Só lhe pedimos que faça pelo bem de todos, pela saúde, pelo amor aos que muito sofrem e pela causa daquele que ainda hoje é crucificado por sonhar com um mundo onde paz e a generosidade produçam seus frutos para que o mal desapareça, para sempre.

Nenhum comentário: