quarta-feira, 20 de outubro de 2010

POESIAS: ENTRE O REBELDE E O SONHO

                                                                  ESTE VERDE
                                                                                 JORGE BICHUETTI

Erva, capim, arbusto:
orvalhados de sonhos...
Da boca, esta fumaça andarilha
serpenteando
as valsas e os versos
de uma utopia nascente...
Pensamentos giram
                     dançam
                     desenovelam-se
                     arquitetam
as peças e os pinos de uma utopia nascente...
Libélulas do desejo,
aforismas da inovação!...

Capim-verde, alecrim, alfafaca...
Tanto verde
no meu quintal
e ali, tão perto,
esta floresta queimada
esta vida cortada
esta louca tentativa de se apagar o amanhecer...

Que louco! Eu morrendo de fome
por uma ceia de celebração à vida!...


                                                                CARTA DO HENFIL
                                                                             JORGE BICHUETTI

Querida dona Conceição,
Estou louco... e não posso fazer nada.
Um anjo me mostrou as novas pesquisas e vi, mais tranquilo, que a diferença aumentou...
Tenho medo, você me conhece... Já vi tantas vezes o meu povo ser ludibriado, que agora apesar da vantagem seguro, eu queria estar aí...
Prá que?
Prá lutar: recordar que o desemprego diminuiu, que o povo está comendo e que tem programas de cuidado para tudo...
Eu sofri tanto... por eles; e, mãe, se eles , agora, jogarem no lixo o que sonhamos para a felicidade dos que não tinham nada.? Não, isso não é possível: o povo sabe quem cuida e quem não cuida deles...
Valeu a smente,  a árvore e os frutos...
Mãe, mas a midia joga siujo e eles possuem o poder da palavra.
Ameaçam com o inferno e eu soube por fontes seguras que o inferno assina embaixo a baixaria.
Eu queria lhe pedir um doce, uma guloseima... Mas hoje não...
Reze, mãe, seu rosário, por mim e pelo Betinho, para que o povo entenda que a dona Dilma irá dar continuidade ao programa de solidariedade e justiça social do companheiro Lula.
Eu queria tanto falar de outras coisas; sabe aquela cerveja gelada com petiscos mineiros... Me falta!
Posso quase perder o o céu, porque estou com nojo do Serra e a sua posse de bom-moço, sendo que daqui leio suas más intenções e já estou para pular na sua garganta. Não me falta coragem, me falta um corpo.
Nunca vi tanta mentira, estão ganhando dos militares...
Não se preocupe irei me cuidar, gritarei: Dilma presidente no ouvido dos brasileiros de boa-vontade...
Saiba que estou... mal! pois tenho medo, os poderosos enganam...
Não se preocupe comigo, Deus compartilha das minhas neuroses e preocupações.
Dilma presidnte,
e um abraço do seu filho amado.
                                                  HENFIL
( mensagem psicografada pela alma coletiva do povo brasileiro que lutou pela anistia, pela democratização e pelo LULA Lá... )



                                                                    GREVE
                                                                                 JORGE BICHUETI

Máquinas paradas, braços cruzados....
Greve! o salário já não dava para o pão
e o sonho já não se continha na mão...
Sonhos, lutas... Repressão...
O povo unido jamais ...
Hoje, vencidos; as máquinas  funcionam
sem o ato valoroso e perigoso de nossas mãos...

... Mas se a infelicidade vigora, aprendi:
Estamos em greve!... Sabotagem.
lentidão, a fábrica na contramão...
Possível é, mas, agora, minha greve
será um ato de fé: liberdade!...
Na praia, cerveja e amigos e alegria...
De tanta felicidade, quando faltar subsídios,
eu volto e em nome da vida vivida, decreto
num silencioso ato de alvorada, que a hora
é de solidária desapropiação. Loucura?
Não maior que a nossa triste destruição.


                                                  LUA REVOLUCIONÁRIA
                                                                             JORGE BICHUETTI

Se a lua grita, a vida há de escutá-la....
Ela reina os desejos e os desejos
vagam livres, só querem a flor do prazer...
Se a lua me toca , sou... um devir animal,
meu instinto me governa e domina o carnal,
às vezes me torno presa , doutras sou o predador...
O que alucina na Lua é sua forma de amar.
não há vítima , nem algoz, só uma serena ternura
num encontro paradisíaco, onde se libera o amar...

Nenhum comentário: