terça-feira, 26 de outubro de 2010

FÉ E POLÍTICA; VIDAS PELA CAUSA

                                                                                        JORGE BICHUETTI

A política é um ato de fé, um agir-pensar-sonhar, agenciamentos, pelo bem comum...
Eu creio..
Creio no amor fraternal. Então, política é um conjunto de ações e intervenções que produz um socius de inclusão social, de ternura e generosidade, de carinho e solidariedade, de cuidado e acolhimento....
Creio na justiça e na liberdade. Assim, politica é a materialização da  igualdade, com direitos humanos e direito à diferença, e com liberdades democráticas potencializadas numa vida radicalmmente autogestiva, plural e de diversidades.
Creio no homem. Deste modo, política é proteção à vida, às minorias e apoio concreto à dignidade de todos que se potencializam na possibilidade de se devirem corpos criativos, livres e sonhadores.
Creio na paz. Portanto, política é produção de paz, com cerceamento de toda violência e abuso, de toda destrutividade e marginalização, de toda segregação e discriminação; é ação de criação de um modo de viver e relacionar, baseado no respeito, na serenidade e na suavidade.
Creio na Mãe Gaia. O que obriga que política seja proteção à natureza, desenvolvimento sustentável, desativação dos mecanismos de morte que ameaçam o planeta e invenção de uma harmonia entre o homem-natureza e sociedade.
Creio na esperança. Política, então, é semente e sementeira, de um amanhã, aurora plenificada, para todos.
Creio na alegria. E. assim, política é a arte de construir barreiras para as dores humanas, maternagem para os que sofrem, e produção de um espaço liso de risos, cantos, serestas e cirandas, jogos e vôos onde  se construa na alegria e pela alegria uma vida onde o céu e a Terra se somem na multiplicação de flores e estrelas , sonhos e utopias nos caminhos e escadas que os homens inventem para a superação da exploração, da opressão e da mistificação, gerando a potência de todos transformarem suas vidas em obras de arte.
"Eu creio na justiça e na esperança"
Para mim, " o deserto é fértil".
Eu creio " nas criança e o povo no poder"
Eu creio que nada neem ninguém impedirá a " chegada da primavera"
Em nome dos mártires que nos deram vidas pela causa, eu creio... que a luta parirá um novo tempo: " uma nova Terra, um povo por-vir"...
Este é o meu credo... singelo e valente, fruto do amor e da fé... Longe da corrupção, do burocratismo, da exploração do homem pelo homem, das instituições totais de isolamento e aviltamento do humano, meu credo caminha, resiste fé-amor na partilha e nos sonhos, e é fé-política: or-ação...

Nenhum comentário: