domingo, 14 de novembro de 2010

ESQUIZOANÁLISE E SOCIALISMO: A QUESTÃO DA REVOLUÇÃO

                                                                                      JORGE BICHUETTI

A esquizoanálise absorve o capitalismo e abandona o sonho da utopia socialista, quando enfatiza os processos da revolução molecular? Não, a revolução molecular acrescenta no horizonte das lutas o ideal e a necessidade de uma transformação social.
Quando da chegada do Antiédipo, Guattari afirmou categórico que ele se destinava à uma contenção do terrorismo suicida, que emergiria face o refluxo dos movimentos sociais no pós-maio de 68 e passou dois anos de sua vida tentando organizar uma federação de grupos de esquerda, agora, entendidos na amplitude da política do desejo, como grupos socialistas, anarquistas, de lutas moleculares e movimentos sociais...
Se questão anda esquecida, julgo que acontece algo muito peculiar ao marxismo: o pessimismo...
e, assim, lucraremos muito se no enfretamento da questão resgatamos o debate marxistas-surrealistas. Os surrealistas- que une amor louco, poesia do maravilhoso e revolução - imputavam a paralisia geral ao pessimismo que inibia a caminhada de luta pelo socialismo.Advogavam, então, o otimismo antecipatório.
Hoje, penso que , também, cabe incluir no debate o institucionalismo com suas ideias de autogestão e autoanálise, transversalidade e grupo sujeito, pois muitos se temem a vertente vertical e autoritária dos estados operários burocratizados. Igualmente, me parece que necessitamos para esta interlocução de recolocar em cena o jovem Marx, Marietegui, a oposição de esquerda e Che, marxistas mais próximos à singularidade e a diferença inerentes ao pensamento esquizoanalista.
Vejamos o que pensa a esquizoanálise:" O objeto transcendente da sociabilidade é  a revolução.É neste sentido que a revolução é a potência social da diferença  , o paradoxo de uma sociedade, a cólera própria da Ideia social.A revolução de modo algum passa pelo negativo.(...) A luta prática não passa pelo negativo, mas pela diferença e sua potência de afirmar.( Deleuze, In: Diferença Repetição,p. 335).
Já havia afirmado Deleuze, em Instintos e Instituições, que a atualização do virtual não se dá movido pela falta ou pela negatividade, mas sim, pela afirmação, divergência e criatividade.
De Guattari, temos: " militar é agir". Paradigma da luta revolucionária que se traduz com propriedade e grandeza na afirmação de Hebe de Bonafini: " A revolução se faz, fazendo-a... A revolução se faz, partilhando... A revolução se faz, dando-se..."
A esquizoanálise se alimenta da sua intempestiva e apaixonada vinculação com o novo.
Guattari, militante indomável, justifica a produção esquizoanalítica num constante enfrentamento com o estado capitalista, com o ego-subjetividade capitalística; e se deslumbrava com o poder de fogo das redes sociais rizomáticas.
Há entre a esquizoanálise conexões fulgurantes com o pensamento de Che:
- o nomadismo e a guerra de guerrilhas;
- a subjetivação e o homem novo
- e militância como ato afirmativo...
Creio que falta reviver a concepção política de Espinoza como paixão alegre.
E reafirmar a utopia como ato vivo de afirmação da vida e da luta como vontade de potência...
Novos campos enriquecem nossas reflexões e devemos incorporá-los: o Zapatismo, Madres de Plaza de Mayo, o MST, a teologia da libertação e tantos outras experiência de sonho-luta pelo socialismo.
Sintetizando, dizemos: Nós, esquizoanalistas, cremos, sonhamos e lutamos "POR UMA NOVA  TERRA, POR UM POVO POR-VIR...
Que há de-vir...
Socialismo ou barbárie! Hasta la Victoria!...

3 comentários:

Anônimo disse...

O Homem é um animal como outro qualquer e nunca vai deixar de ser.. Fato. Ele sabia, antigamente, exatamente o que significava o outro, seu semelhante...... mas com o advento do pensamento, da fala e da escrita, para citar apenas estes, um ser humano passou a acreditar em outro e com isso lhe delegou poderes. ....O Poder corrompe....e aí começa a degeneração humana: acreditar no outro. ......sabe meu caro, eu , muitas vezes, não acredito nem em mim mesmo, pois aprendi que a mente mente , por isso se chama mente, e, a verdade se manifesta apenas pelos sentidos. Assim devemos ter cuidado com os outros, principalmente aqueles que querem nos salvar. Esses são os piores. Falam em revolução, mas quando tomam o poder, proíbem qualquer manifestação do pensamento, que não seja a deles, ditadores. Cuidado com essa gente que quer construir um paraíso na terra para nós. E pior, com violência.
A revolução só existe na democracia e só na democracia ela sobrevive, como Martin Luther King, que se não fosse nos EUA, ele não teria revolucionado a condição do negro em seu país. Em Cuba, estaria preso até hoje, pois lá, a revolução é proibida.

Anônimo disse...

Existem mais coisas entre o céu e a terra do que imaginam os donos da verdade. Nós humanos somos selvagens e nunca deixaremos de ser. É fato.Somos insondáveis e não podemos determinar o que devemos ou não devemos fazer, a não ser tentarmos viver da melhor maneira possível, numa democracia e com um mínimo de leis, que funcionam.
O desconhecimento destes fundamentos pode nos levar a equívocos como levou Marx e outros que se arrogaram ou arrogam a elaborar receitas de justiça e felicidade para a humanidade, apenas com o estudo da obra humana , deixando de lado o principal: o protagonista da história, o Homem.
E o que Marx achou e estabeleceu sobre o Homem, já foi contestado por estudiosos nas décadas de 20 e 30, e provado que a sua filosofia carecia de fundamentos na realidade. Portanto, a “filosofia” de Marx se enquadra não como tal e sim como mais uma religião, que como disse Nietzsche, sobre o socialismo, no século XIX, veio para substituir as antigas religiões. E não deu outra, no século seguinte, os países que adotaram a religião socialista, na prática, voltaram para a Idade Média, sem nenhum progresso social e pior, com direito á inquisição estatal e suas fogueiras onde foram queimados milhões por pensarem diferente.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Creio no socialismo libertário, com teernura, liberdade e laços de compreensão e solidariedade... Creio na justiça social e na igualdade, com direito à diferença... Creio nesta utopia... Por ela, luto, caminho e sonho...
abraços jorge