sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

BONS ENCONTROS: NALU FARIA E A LUTA DAS MULHERES

capa164
19/11/2010
Entrevista Nalu Faria:
“O aborto mal feito é a terceira causa de morte materna”

Participaram: Cecília Luedemann, Gabriela Moncau, Hamilton Octavio de Souza, Lúcia Rodrigues, Otávio Nagoya e Tatiana Merlino. Fotos: Jesus Carlos

Psicóloga, coordenadora geral da Sempreviva Organização Feminista (SOF) e integrante da Secretaria Nacional da Marcha Mundial das Mulheres, Nalu Faria é um dos nomes mais importantes do Brasil na questão da luta das mulheres. Feminista e anticapitalista, ela discute, nesta entrevista à Caros Amigos, as principais bandeiras do movimento de mulheres no país, como violência doméstica, equiparação salarial, luta contra o machismo e o direito ao aborto. A falta de atendimento médico e hospitalar adequado tem sido responsável pela morte de mais de 500 mulheres por ano no Brasil, devido a abortos clandestinos. .São mortes que poderiam ser evitadas. O assunto é recolocado na perspectiva da luta histórica da sociedade, diferentemente das distorções que sofreu no último processo eleitoral. Vale a pena conferir o que Nalu Faria tem a nos contar.
Tatiana Merlino - Gostaria que você falasse um pouco da sua infância, até o início da sua trajetória no feminismo.
Hamilton Octavio de Souza - E nome completo.

Nalu Faria – Bom, meu nome é Nalu Faria Silva, eu nasci em Uberaba. Minha mãe morava na roça, e fui para Uberaba só para nascer e voltei. Eu vivi até os 9 anos em um sítio e depois a gente mudou para uma cidadezinha do lado, Água Comprida, onde vivi até terminar, na época, o ginásio.

Tatiana Merlino – Em que ano você nasceu?
Eu nasci em 1958 e vivi lá em Água Comprida até 1974. Aí fui para Uberaba, fiz o colegial, fiz a universidade lá, comecei a militar quando entrei na universidade, em 1978.

Lúcia Rodrigues – Que curso?
Fiz Psicologia. E vim para São Paulo. Tem exatamente 27 anos. Cheguei em São Paulo no dia 21 de outubro de 1983.

Tatiana Merlino - Por que você veio para São Paulo?
Acho que por duas coisas. Uma, porque estava militando em Uberaba. Era militante feminista no movimento estudantil lá. Estava num grupo de mulheres, no Partido dos Trabalhadores, as chamadas fundadoras do PT na cidade. E eu tinha muita vontade de militar. Então, eu achava que Uberaba era pequena. Queria militar e São Paulo aparecia como um bom lugar. Então, isso foi um dos motivos. Militante do PT e formada em Psicologia é difícil o acesso real ao emprego. Então vim para cá.

Tatiana Merlino – Em Uberaba você já começou a militar no movimento de mulheres?
Em Uberaba, a gente comemorou o 8 de março de 1980. Foi o primeiro contato com esse debate. Eu era do curso da Psicologia e lá tínhamos um bom grupo que naquela época estava aberto a esses temas da sexualidade, da discussão das mulheres, éramos briguentas. Nós escutávamos muito: “Pra quê vocês estão estudando se vão casar e ter filhos, pôr o diploma na gaveta, tudo isso”. Então, tinha muitos ataques machistas. O primeiro debate que eu fiz foi sobre aborto, um pouco antes de vir para São Paulo, 1983. Chegando em São Paulo, eu até brincava que tinha muita vontade de militar, mas com o desemprego em 1983, eu costumo dizer que a militância foi a última coisa que eu resolvi. Aqui, fiz várias tentativas de militância até que consegui achar um lugar no movimento de mulheres e, em 1985, eu comecei a militar no movimento de mulheres. E militando de forma cotidiana no PT nos últimos anos, em particular na secretaria de mulheres do PT. Eu fui da secretaria de mulheres do PT até 2004.

Hamilton Octavio de Souza – Antes disso, no final de 1979, a gente tinha aqui em São Paulo alguns jornais do movimento feminista: Nós, Mulheres, Mulherio, Brasil Mulher. Tinha vários grupos feministas. Quando você começou a militar, como era o movimento das mulheres em 1985?
Eu cheguei em um momento bem difícil do movimento de mulheres. Quando eu cheguei, não tinha um espaço de articulação do movimento, porque tinha tido aquilo no período da campanha eleitoral de 1982. A visão dos projetos políticos frente à transição da ditadura marcou dois campos no movimento das mulheres. O setor que era, na época, mais vinculado ao PMDB foi entrando mais para a política institucional, conselhos, e o outro campo de autonomistas, de reflexão, do Nós Mulheres, e outros, se desarticulou. A gente se juntava para organizar o 8 de março, e, justamente nessa época, a gente estava discutindo a importância de ter uma  coordenação do movimento de São Paulo para que funcionássemos para além do 8 de março. Mas, a partir de 1986, principalmente, o Encontro Feminista Latino-americano, que teve aqui em São Paulo, em 1985, deu um novo gás, e a partir de 1986 começaram a acontecer várias coisas no movimento de mulheres, para mim, que queria militar com os setores populares, que foi a articulação das mulheres da CUT, que foi em 1986. A gente começa a ir articulando outras coisas nos setores mistos.

Hamilton Octavio de Souza – Quais eram os pontos de luta?
Naquela época, tinha uma agenda forte com relação ao tema que se chamava planejamento familiar. Também tinha os temas da violência e da creche. A gente tinha vindo da campanha por creche, já tinha isso. E um tema genérico de “salário igual para trabalho igual”. Aí, com a Constituinte aparece o tema do aborto. A gente fez um processo de mobilização para colher 30 mil assinaturas, para entrar com uma emenda na Constituinte. Foi o momento que a gente colocou mais a cara na rua, com o tema do aborto. Conseguimos as 30 mil assinaturas e o que nós conseguimos na Constituinte, que o direito à vida, na Constituição, é desde o nascimento.

Hamilton Octavio de Souza - A diferença era entre a concepção e o nascimento?
No movimento das mulheres tinha prevalecido essa visão de não colocar o tema do aborto, porque se pusesse, ia apanhar. Como no anteprojeto vem essa questão do direito à vida desde a concepção, exige-se uma reação do movimento e aí aparece a emenda, a negociação, a mudança do artigo sobre o direito à vida. Depois começa a haver uma articulação das mulheres negras, com um primeiro encontro em 1988. Reaparece o grupo de mulheres lésbicas. A gente teve um Encontro Feminista em 1989, aqui em São Paulo, o 10º Encontro Nacional Feminista. Foi um marco: primeiro a gente saiu de lá com a ideia de fazer uma campanha nacional pela legalização do aborto, que era uma polêmica. Teve debates, oficinas amplas sobre a questão lésbica, do partido. Tinha coisas que também que, por um motivo ou por outro, no movimento feminista eram meio tabu, o partido não entrava, porque era movimento autônomo. Aí, depois nos anos 1990, o movimento de mulheres cai num processo de institucionalização, que a gente chama de aumento das Ongs, um momento que o movimento acompanha muito as agendas da ONU, que é essa idéia  do neoliberalismo, débâcle mesmo na discussão no movimento mais de esquerda.

Hamilton Octavio de Souza - Por que afetou? Em que aspecto?
Porque começa com um discurso no movimento de mulheres do impacto da globalização, do neoliberalismo. Primeiro uma ideia de que tinha perdido o papel dos Estados nacionais, que era uma agenda global da ONU e deveria inserir as questões dos direitos ali. Então, isso foi uma coisa que prevaleceu na América Latina e que significou uma profissionalização do movimento das mulheres, as pessoas começam a participar das conferências da ONU. Nossa avaliação, da Sempre Viva Organização Feminista (SOF), setor em que milito na Marcha Mundial das Mulheres (MMM) é que, embora não tenha grandes vitórias para o movimento de mulheres, na segunda metade dos anos 1990, as feministas que investiram nesse processo manejaram com um discurso triunfalista, de dizer que estava alcançando as vitórias; por exemplo, na Conferência do Cairo, que foi a conferência sobre população, entrou o tema do aborto, pela primeira vez, em 1994. Só no final dos anos 1990 que a gente consegue recuperar o fôlego, organizando um setor mais crítico ao neoliberalismo. Aqui no Brasil, nós identificamos como duas coisas: primeira, a vinda da campanha da Marcha Mundial das Mulheres para cá...

Tatiana Merlino - Como a campanha da Marcha chegou?
As mulheres do Quebec começaram a articular a Marcha. Elas tinham feito lá, em 1995, Pão e Rosas, já depois da assinatura do NAFTA, percebendo que ele ia trazer muitos retrocessos para as mulheres. E elas fizeram uma campanha, uma marcha mesmo, de 200 quilômetros e as principais reivindicações tinham a ver com o aumento do salário mínimo, coisas com relação à migração, a economia solidária, os direitos e documentação das imigrantes. E lá surgiu a idéia de ter uma marcha internacional em 2000. Aí elas começaram a articular e criaram essa coisa da internet para a gente aderir. E quem chamou a primeira reunião aqui para definir quem ia para o encontro internacional em 1998, onde a gente definiria a plataforma da marcha, foi a própria CUT, o setor de mulheres. Ela começou como uma campanha, em 2000, contra a pobreza e a violência. Fizemos a marcha em 2000, e teve grande impacto, já desde o seu lançamento, porque era algo articulado, uma campanha nacional que era também internacional. E, na avaliação da marcha, que foi lá em Nova York, depois de 17 de outubro, teve a proposta de continuidade, como um movimento permanente. Foram 163 países que participaram da primeira [marcha]. Hoje nós estamos em 70 países. Então, começamos a articular a marcha como um movimento permanente. A gente se vinculou muito ao processo do Fórum Social Mundial. Fizemos duas ações que ajudaram muito a articular a marcha aqui: o nosso envolvimento na campanha contra a Alca, e a campanha pela valorização do salário mínimo. Outra coisa que foi forte desde o início na marcha foi conseguir articular um movimento que junta mulheres da cidade e do campo.

Hamilton Octavio de Souza - Quais são os pontos de união entre as mulheres do campo e as mulheres da cidade? O que tem em comum de luta?
A gente está vendo mais pontos que unificam. No caso das trabalhadoras rurais, no início do ano 2000, depois de ter conquistado o direito à aposentadoria, o reconhecimento como trabalhadora rural, elas estavam cada vez mais reivindicando políticas em relação, vamos dizer assim genericamente, ao mundo do trabalho. Não só a posse da terra, crédito, e outras coisas que diferencia de movimento para movimento, mas tem uma pauta comum, aí. Mas, é impressionante como, por exemplo, para a trabalhadora rural também toca o tema da violência, o tema da saúde. E, na medida em que a gente está construindo um movimento que olha para esse geral do modelo de desenvolvimento, do modelo de sociedade, os pontos em comum são cada vez maiores. Então, ter uma opinião sobre a política econômica, ter uma opinião sobre a política previdenciária são coisas que nos juntam. A gente tem tentado mostrar que não se constrói soberania alimentar se não, por exemplo, se altera o que é a indústria da alimentação. Os temas que antes não pareciam ter tanto vínculo entre a mulher urbana e a rural, a gente vai mostrando como as coisas estão vinculadas.

Lúcia Rodrigues - Hoje, dá para se dizer que existe uma bandeira das mulheres?
Este é um dos problemas que nós temos no movimento de mulheres. Sempre foi difícil priorizar. O movimento de mulheres, depois foi se organizando muito por temas. Então, tinha a turma que trabalhava o tema da violência, turma da saúde, depois da moradia, sindical. Então, o leque foi se abrindo muito. E isso é uma das dificuldades que a gente tem de construir processos de articulação e mobilização mais ampla, porque tem uma plataforma muito ampla que não consegue definir prioridades por um período. Então, é um movimento multifacetado. Na verdade, nós não somos o movimento de mulheres, somos um setor do movimento de mulheres, no nosso caso da Marcha.
Para ler a entrevista completa e outras matérias confira a edição de novembro da revista Caros Amigos

8 comentários:

Anônimo disse...

Também concordo com tudo que seja para o bem de todos. Mas a falta de informação, somada ao sentimentalismo puro, foi e é usado por forças políticas que pretendem tomar o poder e instalar aquilo que eles acham que é melhor para todos. Isto não é justiça e sim fascismo. Totalitarismo. Assim, todo o cuidado é pouco ou podemos regredir ao século passado, com formas de governos tenebrosas, como o foi na URSS ou outra forma qualquer de ditadura, e Cuba e Coréia do Norte ainda hoje, onde a perseguição das mulheres e homossexuais são fatos sabidos.
A vida é complicada e achar que podemos transformar um mamífero como o Homem em um inseto como a formiga, com seu sistema coletivo de vida foi equívoco de certos "filósofos" do século XIX, que sonhavam em transformar o planeta num "maravilhoso" formigueiro.
A justiça, só pode ser conseguida numa democracia, atravez de um judiciário, fundamentado por boas leis que atendam os anseios de todos.
A democracia, apesar dos pesares , ainda é o que temos de menos ruim, mas é frágil e sempre está em risco, pois a liberdade que ela propicia a todos é usada por alguns para querer a sua extinção. Aí é a volta às cavernas escuras de um formigueiro em que tudo é igualitário mas não para a formiga rainha e seu séquito repressivo.

Unknown disse...

Prof. Jorge...foi seu aniversário, completamos primaveras no mesmo dia, dia da bandeira nacional, mas hoje quero deixar um texto de C. Pedro Casadáliga sobre o Natal Capitalista ! Abraços !

Natal...?

É difícil detectar O Anúncio
em meio a tantos anúncios que nos invadem.

Ainda existe Natal?
Natal é a Boa Nova?
Natal é também Páscoa?

Sabemos que «não há lugar para eles».
Sabemos que há lugar para todos,
até para Deus...

O boi e a mula,
fugindo do latifúndio,
se refugiaram nos olhos desta Criança.

A fome não é só um problema social,
é um crime mundial.

Contra o Agro-Negócio capitalista,
a Agro-Vida, o Bem Viver.

Tudo pode ser mentira,
menos a verdade de que Deus é Amor
e de que toda a Humanidade
é uma só família.

Deus continua entrando por debaixo,
pequeno, pobre, impotente,
mas trazendo-nos a sua Paz.
A dona Maria e o seu José
continuam na comunidade.
A Veva continua sendo tapirapé.
O sangue dos mártires
continua fecundando a primavera alternativa.
Os cajados dos pastores
(e do Parkinson também),
as bandeiras militantes,
as mãos solidárias
e os cantos da juventude
continuam alentando a Caminhada.

As estrelas só se enxergam de noite.
E de noite surge o Ressuscitado.

«Não tenhais medo».

Em coerência, com teimosia e na Esperança,
sejamos cada dia Natal,
cada dia sejamos Páscoa.

Amém, Axé, Awire, Aleluia.

Pedro Casaldáliga,

Natal 2010, ano novo 2011.

( Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia)

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Querido amigo, algo eume encanta em Nietzshe é sua conceituação de homem com estar entre o animal e além do homem...
O socialismo burocrático não ´´e parâmetro para se pensar as utopias do solicialismo libertário.
Aliás, nele se pensaa a democracia com maior intensidade e radicalidade, pensa-se a autogestão e os processos de transversalização da vida que nos permite ir além do passado e alvorecer num novo tempo: por uma nova Terra, por um povo por-vir.
Abraços jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Ismael, felicidades! Obrigado epla poesia de Dom Pedro, homemm de fé esperança, que amo e respeito profundamente. abraçoos jorge

Jose Caui disse...

Caro Jorge, e muito bom ler pessoas comprometidas com o coletivo, que opinam a partir do que ja vivenciou, pois legitima a fala. Parabens!!!

Anônimo disse...

Na minha humilde opinião acho que a humanidade é dividida entre céticos e religiosos ou sectários ideológicos. Sendo os primeiros em número infinitamente menor. Quase não existem.
Um cético não define nada antes de qualquer estudo profundo, com resultados palpáveis. Já os religiosos ou seguidores de ideologias, o que dá no mesmo, quase sempre são movidos pelo sentimentalismo, acreditando em qualquer apelo que as emociona, como, por exemplo, achar que existe um lado bom e outro mau. Um delírio produzido pela lógica sentimental.
Não se cansam de demonstrar isso com o uso sistemático de palavras genéricas ou vazias, sempre se fazendo de vítimas, para definir o outro lado que elas acreditam, as oprimem. Um radicalismo nada produtivo para o bem social, pois não educa as pessoas para a realidade e, pior, tentam fazê-las de massa de manobra para objetivos obscuros, muitas vezes com resultados nefastos. Violentos.
O tal governo que se diz esquerda (mais uma palavra religiosa) já está aí há 8 anos e fez seu sucessor. Seria bom se ele desse educação de qualidade ao povo, pois se sabe que somente a educação pode libertar um povo. Também distribuísse terras inativas e assistência aos que precisam, sem precisar tomar de quem está produzindo e fizesse, através dos mecanismos legais existentes, com que as leis fossem cumpridas, evitando, de maneira civilizada, as injustiças. Na História temos os exemplos de Gandhi, Martin Luther King, Mandela, Madre Teresa de Calcutá , Irmã Dulce e outros que mudaram o mundo sem violência. Aqui neste país o que não falta é terra, e isto é visível. Não se tem necessidade de tomar nada de ninguém. No mínimo, não seria lógico e até perigoso em termos de produtividade. Sem produção não há riqueza, emprego e comida barata. Nos EUA, o número de proprietário de terras é muito menor do que o do Brasil e a produção no campo é 3 ou 4 vezes maior.
Já estamos no século XXI e o campo já não é o mesmo dos séculos XIX e XX.
Como disse lá no começo, isto é apenas uma opinião. Opinião de um cético, que, como tal, ainda teima em chamar as pessoas para alguma coisa mais razoável . Pacífica. Se é que isto é possível.
Abraços, querido estudioso.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Luto, por fé esperança: no homem e na vida , eu creio... e creio, transformando-a.
Militar é agir - diise Guattari...
Para mim, é atualizar virtualidades, utopias e sonhos...
Jorge

Jose Caui disse...

Anonimo, quanto ao seu ceticismo convivera com ele ate quando suporta-lo, mas se ja e capaz de amar, isso basta. Vejo voce sempre citar os EUA como modelo a ser seguido, gostaria que pesquisasse sobre o aumento de miseraveis por la, e tambem sobre os vazamentos pelo Wikileaks da diplomacia americana, que demonstra a tentativa de anular as lideres politicos par fortalecer seu imperio decadente, que se provou estar com as maos manchadas de sangue de inocentes, assista o video do assassinato a sangue frio dos jornalistas no Iraque http://www.youtube.com/watch?v=H0dReT6uMI0&feature=player_embedded
e este parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=w4DmShaca4s&feature=player_embedded
Felicidades anonimo