sábado, 4 de dezembro de 2010

DIÁRIO DE BORDO: NOS CAMINHOS DA SAÚDE....

                                                                                                   JORGE BICHUETTI

Silêncio. Madrugada serena... Os pensamentos fluem enovelados nos sonhos... E, assim, a utopia de um mundo de inclusão, ternura, solidariedade e cidadania parace aninhar na nossa própria pele.
O SUS é uma utopia, uma caminhada e uma experência concreta de inclusão social.
Uma realidade de cidadania - saúde , direito de todos - que nos obriga a penar que a escolha do novo ministro deva passar por critérios que sejam superiores ao mero arranjo partidário de cotas.
Assim, assinei e divullgo o movimento pela escolha de Dr. Fausto Pereira dos Santos para ministro da Saúde.
- Dr. Fausto é uma das grandes inteligências da história do SUS, hábil negociador, harmonioso e respeitoso com as diversidades, um sábio humilde que pensa a dores dos desvalidos como motor de sua caminhada de solidariedade e práticas criativas de inclusão social... Ele encarna o SUS, ele encarna o cuidado-acolhimento, o cuidado-vínculo e o cuidado-compaixão e corresponsabilização...  Democrata por índole e convicção ira avançar o controle social e a construção do novo modelo assistencial... Além, de ser um homem meigo, terno e autêntico, transparente incorruptível... O Brasil o necessita... Ele ministro avança o SUS e o nosso povo será pensado e cuidado com o carinho que lhe faz um amigo de todos os que sofrem...
Para  assinar, basta acessar o site: http://www.petitiononline.com/mod_perl/petition-sign.cgi?faustoms
                                                                  ***
Falando em saúde, estive , ontem, trabalhando com os oficineiros do projeto FICA VIVO... Realizam ofinas de arte, esporte, cultura, aprendizado de ofícios com jovens de áreas vulneráveis, de risco... Produzem vidda e alegria, sociabilidade e sentido para a caminhada.Criam um universo vivoo, alegre e potente de inclusão social:  Esta é a prevenção da crmininalidade e da drogadição, que eu, particularmente, acredito... Mais do que simples informações, opções de vida e vida feliz.
                                                                 ***
Quando pensamos o outro, e o vemos carente de cuidado, emerge o conceito de ética do cuidado de Leonardo Boff: cuidado, princípio de compaixão e responsabilidade.
Só a força do amor-ternura e solidariedade-generosa cuida...
E não cuidamos , se não rompemos com a nossa neutralidade  anêmica e nosso distanciamento, e nos responsabilizamos pelo outro.
                                                                ***
Agora, os pasarinhos começarão seus cantos e os álamos bailarão.. E eu, junto do carinho de Lua, lerei poesias de encanto e encantamentos.. Escutarei os quartetos para cordas de Beethoven... E repetirei com Canguilhen: saúde e doença são modos de andar a vida...

Nenhum comentário: