domingo, 2 de janeiro de 2011

DIÁRIO DE BORDO: PASSARINHOS E LUARES

                                                                     Jorge Bichuetti


2011... Um novo ano, esperanças e sonhos renovados no caminho.
De volta, sento-me para a escrita com imensa saudade deste grupo de amigos. Alegre e agradecido, desejo partilhar mais um ano: um ano de lutas e sonhos, poesias e reflexões, trocas e carinho, passarinhos e luares.
Sempre que se inicia um novo ano, gastamos alguns bons minutos com a confecção da nossa lista de promessas, onde mesclamos ideais e conquistas.
Aqui, estou...
De volta, sem lista... Somente querendo que consigamos tecer no próximo ano uma elegia à ternura.
A pequena Lua, pela primeira vez, revelou-me achar ridículo os fogos que me encantam os olhos; me disse preferir o brilho silencioso das estrelas.
Ela correu pelo quintal, como se me anunciasse que não existe vida longe da liberdade.
Assim, mesmo não fazendo nenhuma lista, gravei mum escrito poético minha decisão de seguir sempre da companhia da luta pela liberdade e pelos direitos humanos, construindo com raça e fé um mundo de paz.
Um mundo de paz!...
Lembro-me agora da presidenta Dilma Rosseff: ela também almeja um mundo de paz.
Como ela, quero viver este ano, buscando voar com meu povo para além dos limites do possível.
Como é grandioso a potência dos sonhos de libertação e justiça, generosidade e dignificação da vida!...
Os passainhos hão de cantar, os caminhos florirão; e nas noites solitárias poderemos dialogar com o amanhã no encantamento dos luares serenos e amigos que nos abrigarão do desânimo e da desilusão, pois eles são filhos do encontro dos  sonhos com o infinito.
Seguirei...
E o quero comingo...
Juntos cantaremos.
E cantaremos com os olhos encantados pelos luares,carregando nas asas dos sonhos impossíveis nossas armas e os nossos corações.
Lutaremos: nossas lutas irão fortalerer o  verde das florestas e sorrisos das crianças...
Dividiremos o pão, multiplicaremos os abraços...
Assim, potencializaremos a capacidade de viver e sonhar , através da força indomável do amor.
Não temeremos o novo, nem fugiremos do quimismo transformador que ,travestido de destino, cruza os passos de um vida imprimindo no território da existência as notícias da mudança e do devir, como apoteose frutífera do humano divinizado.
Vamos... O tempo nos espera...
Um novo ano...
Seguiremos...
E viveremos para atualizar a nossa vocação de cavaleiros da aurora.
Seguiremos, cantando...
Seguiremos os sonhos...
E despetaremos, um dia, com as badaladas da vida florescente na construção de um novo jeito de viver que seja, igualmente, um jeito de amar e se dar... Pela vida de todos... E pelo fim do império das lágrimas... Por um mundo onde Terra e Céu se façam um... Para que todos possam, também, seguir: sem medo...
Sigamos sem medo...
Sigamos sem medo de ser feliz.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dr. Jorge, pode ser estranho eu estar escrevendo aqui nas últimas postagens, mas eu não quero despertar curiosidades a cerca disso. Estou aqui para lhe contar que eu obtive um grande êxito hoje na clínica psiquiátrica, onde minha cunhada está hospitalizada. Ela foi internada ontem às 7 horas da noite em apartamento pela unimed. A mãe está dormindo e eu estive com ele hoje na parte toda da tarde. Havia 4 dias que nem a família, enfermeira e a psiquiatra dela que ela ama de paixão, estavam tentando voltar a vidinha dela ao normal de, pelo menos, se banhar, beber água e comer, ninguém havia conseguido isso. Desu me iluminou na inteligência e consegui, através de muito carinho e usando peças das natureza como o mar, a caichoeira e os pássaros, para conseguir levá-la proxima ao chuveiro e, sentir a água escorrendo nas mãos dela, assim, o desejo de se lavar aumentou e eu consegui que ela, após 4 dias sem tomar banho, e com ânsia de vômitos, pois nem o remédio ela queria ingerir mais. A vida dela retornou, em parte ao normal. Vou visitá-la amanha a noite. Passei o dia inteiro tirando as tremedeiras, os cuspes que ela provocava e a teimosia em não viver da mente dela, consegui iluminar. Apenas para lhe dizer isso. Abraço Dr. Grata por sua força. Não desapareça. Cumprimentos e gratidão. Lu.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Lu, não desapareço; persisto e caminho... A vida nos pede ousadias: cuide dela com carinho, ternura e compaixão, firme clara nos agenciamentos: vida que clama...
O carinho pode onde a medicina falha e escutar, estar do lado, um gesto de carinho remove as montanhas do despero e da solidão.
Força, Boa recuperação para sua amiga e um carinho e terno abraço para você; jorge
ps sinto falta dos seus comentários, não andei por aí, pois estamos dando encaminhamento no vivido na Upop-JA...
Abraços. Jorge