sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O DEVIR MULHER DE ANITA DARBALDI, UMA GUERREIRA REVOLUCIONÁRIA

                                                          Jorge Bichuetti

O devir mulher destrona o falocentrismo e o machismo, e institui um modo de viver:
- terno, meigo e carinhoso;
- faceiro, dengoso e sensual;
- mágico, intuitivo e artístico;
- guerreiro e indomável;
- cruel e destemido;
- suave e amoroso...
Anita Garibaldi é uma vida de intesidades e experimentações criativas, uma lutadora, uma guerreira... pela vida e pelo novo, pela revolução e pelo amor.

A heroína brasileira Ana Maria de Jesus Ribeiro, que posteriormente ficou conhecida como Anita Garibaldi, nasceu em 1821, em Laguna, Santa Catarina. Possuía um espírito muito livre, era uma excelente amazona, percebendo isso, sua mãe optou por casá-la o mais rápido possível. Dessa forma, quando tinha entre 14 e 15 anos casou-se com um sapateiro, um homem simples cujo nome era Manuel Duarte de Aguiar. Eram muito diferentes, tinham até divergência política. Após três anos de casada, conheceu Garibaldi. Foi ele quem transformou Ana em Anita, na época ela tinha 18 e ele, 32. Quando se conheceram, o marido de Anita se encontrava junto às tropas imperiais.
Ao lado de sua nova paixão (Garibaldi), Anita lançou-se nos campos de batalha. As principais demonstrações de bravura de Anita Garibaldi foram durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), onde passou por inúmeras privações e dificuldades. A união de Anita e Garibaldi foi oficializada somente três anos depois, no Uruguai, casamento que resultou em quatro filhos. Em certo momento da disputa, o grupo de rebeldes liderados por Garibaldi encontrava-se em desvantagem, por isso o líder decidiu mandar sua mulher em segurança para a terra. Para isso, disse a ela que descesse do barco e fosse para a terra em busca de reforços e permanecesse no continente. No entanto, não conseguiu ajuda e voltou. Ao perder a luta, o casal fugiu, mas não deixou de lutar, participou de outras batalhas no Brasil e no exterior. Em sua última fuga, Anita ficou doente. Em 4 de agosto de 1849, grávida de seis meses do quinto filho, Anita morreu, a causa de sua morte nunca foi esclarecida.
Na época em que Anita lutava a mulher não disfrutava de direito algum, muito pelo contrário era apenas um ''sexo fragil'' com finalidade reprodutiva. Anita Garibalde prova para si mesma e a todos qual a verdadeira face da mulher brasileira, enquanto as outras cuidavam do lar ela combatia em campos de batalha, atualmente as mulheres já têm essa concepção anitista e vão a luta, em decorrência ja conquistaram todos os direitos que só cabia aos homens, em nosso cotidiano a mulher se mostra um ser superior com força e intelectualidade elevada que as coloca em meio aos autos cargos na sociedade. 
 As lutas alisam o espaço quadriculado do lar que, instiucionalmente, perpetua a submissão,a servidão e a redução da mulher à maternidade.
Uma vida de paixão e devires, ousadia e ternura, destemor e carinho... Uma paixão revolucionária, uma revolução apaixonada...
Eis um samba-enredo que a louva com beleza e justiça:
Letra da musica Samba Enredo 1999 - Anita Garibaldi, Heroína Das Sete Magias:

Clareou na ilha da magia
No esplendor era um ser de prata que surgia
E voou em busca da sabedoria
Os mistérios do oriente nas asas da poesia
Está em festa a aldeia da tribo Carijós
É força que semeia poder em nossa voz
Vêm desbravando mares
Corsários, aventureiros
Abrindo caminhos para a liberdade
De um povo guerreiro
Rufam os tambores mãe África
Nossa gente quer dançar
Invocando a magia
Com a paz de Oxalá

Heranças culturais nas etnias teus ideais
Nos verdes campos de Santa Catarina
Berço dessa menina, voa borboleta voa
Guerreira, brava loba romana
Heroína que encanta os dois mundos
Hoje o samba te aclama

Viradouro está aqui, vai sacudir
Agitar essa cidade inteira
E com Anita eu vou, é Garibaldi, amor
Espelho da mulher brasileira




2 comentários:

Helidamar disse...

boa noite jorginho!
como estao lindas suas poesias!assim como a historia de anita garibaldi.Pois assim nao a conhecia contada desta maneira embora espero que esta seja a era das mulheres assim como o brasil ja esta sendo dirigido por uma mulher.! mas nem por isto voce deixou de ser amado!
bjs!para voce e a lua
bye bye

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Minha querida amiga Helidamar, veja que forte é a nossa Garibaldi....
Um tempo das mulheres, um tempo onde a ternura valerá mais que a esperteza e a força bruta.
Um bom final de semana, com alegria e serenidade.
Abraços jorge