terça-feira, 22 de março de 2011

MESTRES DO CAMINHO: GANDHI E A PAZ...

                   REFLEXÕES DE GANDHI, O GUERRERO DA NÃO-VIOLÊNCIA:

- "Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."

- " A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável."

- "Olho por olho, e o mundo acabará cego."
- "Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo."

- "O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não."
- "Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova."

- "Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."
- "O amor é a força mais sutil do mundo."

- "Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio."
- "Temos de nos tornar na mudança que queremos ver."

- "Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição."

- "O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente que há no mundo."
- "Quando alguém compreende que é contrário à sua dignidade de homem obedecer a leis injustas, nenhuma tirania pode escravizá-lo."

- "Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã."
- "Acreditar em algo e não o viver é desonesto."

- "Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim."

- "Conheço muitas razões pelas quais eu morreria, mas não conheço nenhuma pela qual eu mataria"
- "Às vezes a felicidade se esquece de nós. Mas nunca devemos nos esquecer da felicidade."

- "A verdade é dura como diamante e delicada como a flor de pessegueiro."

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Dr. Jorge. Fico muito contente em ver esta postagem sobre as palavras de Mahatma Gandhi. Sabe, desde quando passei a ler e assistir documentários e o filme sobre a vida deste homem, que, merecia ter ganho, antes de sua triste morte, o prêmio nobel da paz, porém ele foi lembrado tarde demais, minha vida mudou. Coisas tais como blog, boas leituras, bons pensamentos e bons direcionamentos em razão de boas inspirações na vida, sempre tenderão a nos devolver, em dobro, a satisfação de viver e de persistir na paz entre os homens. Claro que, como vivo nesta utopia, me sinto meio que louca em razão disto, mas em razão de certas loucuras aceitamos o caos como provações da vida diária. Abraço meu amigo Dr. Jorge. LuGoyaZ.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Minha amiga Lu, Gandhhi é uma utopia viva para meus sonhos de luta e serenidade... Aceitamos o caos e fazemos produtivo pela arte e pela alegria de viver, partilhando paz e solidariedade... Um carinhoso abraço, Jorge