sábado, 30 de abril de 2011

GUERNICA: PELA VIDA E A LIBERDADE, GUERNICA, SONHAREMOS....

                  Guernica
                       Adilson S Silva

Querida Guernica
Não virei as costas para ti
Tão pouco chorei
As lágrimas, já derramaste por mim
E por todos os poetas
Tombados , silenciados pela guerra civil.
Um outono que não era o meu
Uma tarde cinza
Tardes de abril
Foste martir em teu próprio coliseu.
Levo-te agora
Entre rabiscos e traços
Estás eternizada na tela
Fina arte de Picasso
Estará o Salvador aqui?
Ou na loucura de Dali?
Guardo em ti o amor
Hoje rendo minha homenagem,
Reverencio-me a ti...
Compartindo-me de teu horror.



  Guernica 
                  Murilo Mendes
Subsiste, Guernica, o exemplo macho,
Subsiste para sempre a honra castiça,
A jovem e antiga tradição do carvalho
Que descerra o pálio de diamante.

A força do teu coração desencadeado
Contactou os subterrâneos de Espanha.
E o mundo da lucidez a recebeu:
O ar voa incorporando-se teu nome.


*

Sem a beleza do rito castigado,
Aumentando a comarca da fome,
O touro de armas blindadas
Investiu contra a razão:

Eis que já Picasso o fixou,
Destruindo a desordem bárbara,
Com duro rigor espanhol,
Na arquitetura do quadro.




guernica: cinzas da opressão. tirania canibal... nas ruas a escuridão,
corpos despedaçados, lágrimas escorrendo nos sulcos da vida e os
sonhos ali sofriam... hoje, renscem indignados e gritam: guernica nós
por ti lutaremos e aqui um dia cantaremos: paz e iberdade. amém... jorge bichuetti

 

Nenhum comentário: