segunda-feira, 25 de abril de 2011

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESQUIZOANÁLISE E ESQUIZODRAMA : NAS TRAVESSIAS DAS GERAES...

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESQUIZOANÁLISE E ESQUIZODRAMA
                uma revolução molecular: las Madres

BELO HORIZONTE. MINAS GERAIS. BRASIL  23, 24 E 25 DE SETEMBRO DE 23011

          Uma apresentação da realidade Contemporânea 

     O terceiro milênio tem como característica essencial um funcionamento decididamente policentrado, interconectado, transnacional, transestatal e transcorporativo.
A essas características soma-se também a colossal velocidade, abrangência, amplitude e heterogeneidade dos processos. Estes processos tais como as entidades e os fluxos que a eles se vinculam, podem ser de condição econômica, política, cultural, subjetiva, comunicativa e ecológica, de natureza corporal ou incorporal.
Assim sendo, cabe detalhar que o mundo atual, como um composto complexo de redes e redes de redes, compõe-se de unidades singulares individuais, grupais, organizacionais e sistêmicas, que podem ser públicas, privadas ou governamentais.
A produção teórica e o arsenal operacional dessas entidades e processos demonstram, em muitos casos, um conhecimento e uma adoção coerente dos princípios e recursos acima mencionados. Em outros casos, a pesquisa desses campos e movimentos evidencia grandes carências de saber e de saber fazer. Não obstante, o que mais frequentemente se apresenta é um panorama que dispõe de toda a regulamentação e os saberes específicos requeridos, sendo que os mesmos não são aplicados ou funcionam mal na chamada “prática”.
Frente a essa realidade indiscutível têm surgido nas últimas décadas modelos e sistemas teóricos assim como procedimentos estratégicos, táticos e técnicos de diversos feitios, que têm em comum o reconhecimento das propriedades antes apontadas, ainda que apresentem também importantes diferenças em nível teórico-prático e, sobretudo, ético político.

  Correntes de pensamento e ações que se reúnem neste Congresso   

        Entre os sistemas acima mencionados existem vários entre os quais há diversas peculiaridades em comum, em especial ético políticas:
  • A análise institucional: corrente e movimento de origem francesa, que tem como um dos fundadores o sociólogo René Lourau, trabalha com todas as unidades acima mencionadas entendendo-as como instituições, organizações e estabelecimentos aos quais aborda com procedimentos auto-analíticos e auto-gestionários destinados a aperfeiçoar os índices de produção, liberdade e protagonismo de todos os integrantes. 
  • A esquizoanálise: corrente e movimento de origem francesa, fundada pelo filósofo Guilles Deleuze e pelo intelectual e militante revolucionário Félix Guattari. A esquizoanálise é um novo saber e saber fazer, sendo uma de suas peculiaridades mais significativa a enfática invenção de certo tipo de rede (rizoma) movida por forças não manifestas de produção e de desejo.
  • O esquizodrama: é uma corrente de origem latino-americana, tendo como um dos fundadores Gregorio Baremblitt (psiquiatra e psicoterapeuta argentino).O esquizodrama consiste numa leitura peculiar da esquizoanálise e de um conjunto aberto de manobras estratégico, táctico, técnicas que reúne recursos tomados de as mais diversas fontes e inventados a partir delas. No obstante essa diversidade a principal orientação provem do teatro especialmente do conhecido com o nome de ‘Teatro do absurdo”. O esquizodrama forma parte  dos inumeráveis modos de operar que a esquizoanalise oferece com o nome de Clínica Universal. O esquizodrama, parte importante de essa klinica  esta destinado a intervir como uma micro político estico estética em todo e quaisquer campo da vida., para contribuir a sua intensificação e diversificação..
         Estas três tendências, tanto em suas peculiaridades, como em suas diferenças, fazem parte teórica, clínica e militante do famoso movimento de “Las Madres de Plaza de Mayo”, organização não-governamental argentina, conhecida mundialmente por sua luta em defesa dos direitos humanos, em sentido amplo, e dos militantes políticos presos, torturados e assassinados pela ditadura militar.

                 Importância deste evento

     Deve-se ao fato de reunir movimentos (com repercussão mundial e alguns com forte origem latino-americana) e o fato de compartilhar princípios e recursos éticos, teóricos e técnicos, de compreensão e mutação revolucionária da realidade contemporânea, que têm valores, ideais e procedimentos comuns (que se resumem na auto-análise e na auto-gestão).
   
 TEMAS – A KLINICA UNIVERSAL. ESQUIZOANÁLISE E ESQUIZODRAMA:
                                                PRINCIPAIS ESQUIZOEMAS

  • Realidade e Realteridade.
  • Produção.Reprodução.Antiprodução
  • Caos .Caosmos.Cosmos.
  •  Formações de Soberania. Capitalismo e Esquizofrenia .Império.
  • O Anti Édipo (máquinas desejantes e corpo sem órgãos) Mil Platôs. Máquinas abastrata e máquina concreta.O  esquizoanálise. 
  • Processos.Fluxos. Superfícies. Enementos. Platôs.
  • A Revolução Molecular. Multidão. A economia solidária. Movimentos populares.
  • As Quatro Ecologias. A Ecopraxe.
  •  Produção, reprodução e antiprodução de Subjetividade e Subjetivação.
  • Direitos alem de Humanos
  • Saúde Integral e Mental.
  • Humanização e cuidado.
  • Esquizoanálise e literatura .Kritica e clínica.
  • Esquizoanálise: filosofia, direito, educação, arte, política, ciência, saber popular, delírio. 
  •  O esquizodrama: teoria, método, klinicas.
  • A dramatização. As Klínicas do Esquizodrama
 Convidados: Canadá, México,Argentina, Uruguai, Portugal e Brasil

FUNDAÇÃO GREGORIO F BAREBLITT DE MINAS GERAIS – BH / MG
FUNDAÇÃO GREGORIO F BAREMBLITT – UBERABA / MG
 Contato:
www.fgbbh.org.br
Fone: 31 – 32841083
End.: Rua Herval, 267, Serra, BH, MG. Cep: 30240010


Nenhum comentário: