terça-feira, 26 de abril de 2011

MESTRES DO CAMINHO: O INTEMPESTIVO NIETZSCHE

                                      REFLEXÕES:

- "Eu só creria num deus que pudesse dançar. E quando vi o meu demônio eu o encontrei sério, rigoroso, produndo e solene: era o éspírito da gravidade - através dele as coisas caem. Não se mata por meio do ódio, mas por meio do riso. Venham, matemos o espírito da gravidade."

- "De tudo o que se escreveu eu só amo aquilo que o homem escreveu com o seu próprio sangue."

- " Nas montanhas o caminho mais curto é de pico a pico: mas, para isso, é preciso ter pernas longas."

- "As palavras e os sons, não são eles pontes iridescentes  e etéreas entre coisas eternamente separadas? Os nomes e os sons não foram dados às coisas para que nós as achássemos mais refrescantes? A fala é uma deliciosa loucura. Por meio dela, o homem dança sobre todas as coisas."

- " Tudo aquilo para que temos palavras é porque já ultrapassamos. parece que a linguagem foi inventada para aquilo que é média, medíocre."

- " Desconfio de todos os sistematizadores e os evito. a vontade de sistematizar é uma falta de integridade."

- " A cobra que não consegue livrar-se de sua casca morre. O mesmo acontece com os espíritos que são impedidos de mudar as suas opiniões; eles deixam de ser espíritos."

- "Os eruditos gastam todas as suas energias dizendo Sim e Não, na crítica daquilo que outros pensaram - eles mesmos não pensam mais."

- " As nossas experiências verdadeiras não são tagarelas."

- "O êxtase apolíneo excita o olho, antes de mais nada... No estado dionísico, todo o sistema afetivo é excitado e aumentado."

                                                        NIETZSCHE

Nenhum comentário: