sábado, 23 de abril de 2011

SÍTIO DA PEDREIRA: ECOLOGIA VIVA NUM PROJETO AUTO-SUSTENTÁVEL..

O CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL  SÍTIO DA PEDREIRA, LOCALIZADO EM UBERABA, MG, É UM PROJETO INSTITUINTE, INOVADOR, CHEIO DE VIDA: VIDA QUE TE QUERO VERDE...

           O Centro de Educação Ambiental Sítio da Pedreira

O Centro de Educação Ambiental Sítio da Pedreira (CEA) é um local de vivências e aprendizagem que funciona junto à Fazenda Aroeirinha, zona rural do município de Uberaba, MG. Está situado a 15 km do centro da cidade, próximo à BR 050, sentido São Paulo.
Possui uma grande e agradável área verde, com muitas árvores e água por perto. Tem uma sala de aula, um refeitório, uma biblioteca e outros equipamentos de lazer. Oferece algumas trilhas, definidas a partir de critérios de aprendizagem do meio natural e contemplação da natureza. Na essência e propósitos, é um espaço de cultura, arte, lazer e reflexões sobre o meio ambiente e o mundo em que vivemos.
Um dos seus objetivos básicos é a oferta de cursos, nas mais diversas áreas, em especial aqueles voltados para a Educação Ambiental, para aspectos relacionados ao bem viver, à alimentação orgânica, à produção sustentável e às diferentes leituras do mundo. Sua linha de atuação está relacionada à prática de atividades relacionadas às vivências ambientais, como trilhas, dinâmicas pedagógicas e demonstrações sobre preservação do solo e água. 
                                           "UM MUNDO DE CORES, SONHOS-VIDA."
O espaço está aberto a propostas variadas, em que alguns princípios estejam sempre presentes: a consideração à diversidade social e artístico-cultural, a flexibilidade, a ética e o respeito à individualidade. A intenção é trabalhar com crianças, adolescentes, adultos e pessoas da terceira idade interessados nestas temáticas. Na construção dos espaços, simples e rústicos, porém aconchegantes, foi observada a preocupação com a acessibilidade e o conforto ambiental.
No CEA Sítio da Pedreira é possível participar dos cursos, realizar atividades variadas, fazer caminhadas, conhecer trilhas na mata, acampar, fazer pesquisas ou simplesmente descansar e ouvir o som dos pássaros. O acervo da biblioteca está disponível para pesquisas e leituras.
O CEA Sítio da Pedreira é um espaço em permanente construção, aberto a novas ideias, propostas e parcerias. Venha nos fazer uma visita. Escreva um e-mail para sitiodapedreira@gmail.com ou então ligue para (34) 9972-6843 ou (34) 9996-6843.
O BLOG DO SÍTIO DAS PEDREIRAS É  cea-sitiodapedreira.blogspot.com


         

 

 

 

 

 

 

 

Atividades de Educação Ambiental desenvolvidas no CEA Sítio da Pedreira

1) Conservação do solo
Breve descrição da atividade:
A atividade começa na sala de aula, onde se ressalta a importância do solo para a produção de alimentos, dá-se uma explicação geral da geologia da Terra, da evolução geológica, dos tipos de rochas, da transformação das rochas em solo, quando se reforça que esta transformação sofre um processo de intemperismo, em que interfere o clima. Depois é a vez da ação dos microorganismos, das bactérias, das minhocas, e de outros animais, além da ação antrópica. Uma maior ênfase é dada às práticas de conservação do solo, destacando-se o papel das minhocas na produção do húmus. Após a explicação inicial, os visitantes são convidados para verem as rochas e depois ao minhocário para conhecerem o trabalho das minhocas. Em seguida, são convidados a percorrerem uma pequena trilha para conhecerem uma mata ciliar.
Duração média de 2 horas.

2) Proteção de nascentes d’água
Breve descrição da atividade:
A atividade começa na sala de aula com uma explicação sobre a importância das águas para o ser humano e para a conservação da vida na Terra. Mostra o ciclo da água, fala das nascentes e sobre como fazer para garantir sua proteção. Após as explicações iniciais, os visitantes são convidados a conhecerem uma fossa bioséptica para tratamento de águas residuárias. Depois o grupo se dirige ao campo para conhecer o trabalho de proteção de uma nascente da propriedade, destacando-se a proteção contra pisoteio de gado e o plantio de espécies nativas. Destacam-se a biodiversidade no entorno da nascente e a diferença do microclima entre pastagem e área protegida. Em seguida, o grupo segue para a trilha de baixo, do Conquistinha, onde se podem visualizar os efeitos danosos da poluição sobre os cursos d’água. Em destaque, o trabalho da Companhia de águas do município de Uberaba (CODAU) e da comunidade uberabense no sentido de resolver o problema, citando a futura construção da estação de tratamento de esgoto ETE Conquistinha.
Duração média de 3 horas

3) Produção sustentável com preservação da biodiversidade
Breve descrição da atividade:
A atividade começa na sala de aula com uma explicação sobre a importância da produção sustentável de alimentos. Fala da biodiversidade, da necessidade da diversificação e de se conciliar as diversas atividades produtivas, desde a pecuária, passando pelos grandes e pequenos animais, até a atividade agrícola, com a produção de grãos e de cana-de-açúcar. Destacam-se o valor da preservação das águas e das áreas de matas para se garantir a biodiversidade e para se conseguir a sustentabilidade. Em seguida, o grupo é convidado a um passeio pela sede da propriedade, observando-se o bananal, com produção integrada de outras espécies e adubação orgânica, pelo curral, onde se recolhe o esterco do gado e dos cavalos, e por uma trilha, onde se mostra a mata ciliar que margeia um pequeno curso d’água.
Duração média de 3 horas











O projeto Cea-sítio das pedreiras é coordenado pelos professores e ambientalistas Mara e Rennato Muniz....
Um paraíso da sustentabilidade, da educação pela alegriae pela experimentação e da ecologia pulsante nas trilhas da vida.

Nenhum comentário: