quinta-feira, 26 de maio de 2011

BONS ENCONTROS: LEONARDO BOFF E AS LIÇÕES DA ÁFRICA

                                 Somos todos Áfricanos
                                                            Leonardo Boff

Sempre que entram em crise, as civilizações  começam a olhar para o seu passado, buscando inspiração para o futuro. Hoje estamos no coração de uma fenomenal crise planetária que afeta todas as civilizações. Ela pode significar um salto rumo a uma estado superior da hominização bem como uma tragédia ameaçadora para toda a nossa espécie. Num momento assim radical, não é sem interesse sondar as nossas raízes mais ancestrais e aquele começo seminal em que deixamos de ser primatas e passamos a ser humanos. Aqui deve haver lições que nos podem ser muito úteis.
Hoje é consenso entre os paleontólogos e antropólogos que a aventura da hominização se iniciou na África, cerca de sete milhões de anos atrás. Ela se acelerou passando pelo homo habilis , erectus , neandertalense até chegar ao homo sapiens cerca de cem mil anos atrás. Da África ele se propagou para a Asia, há sessenta mil anos, para a Europa, há quarenta mil anos e para as Américas há trinta mil anos.
A África não é apenas o lugar geográfico das origens. É o arquétipo primal, o conjunto das marcas, impressas na alma do ser humano, presentes ainda hoje como informações indeléveis à semelhança daquelas inscritas em nosso código genético. Foi na África que o ser humano elaborou suas primeiras sensações, onde se articularam as crescentes conexões neurais (cerebralização), brilharam os primeiros pensamentos, se fortaleceu a juvenilização (processo semelhante ao de um jovem que mostra plasticidade e capaz de aprendizagem) e emergiu a complexidade social que permitiu o surgimento da linguagem e da cultura. Há um espírito da África, presente em cada um dos  seres humanos.
Vejo três eixos principais do espírito da África que  podem significar verdadeira terapia para a nossa crise global.
O primeiro é a Mãe Terra . Espalhando-se pelos vastos espaços Áfricanos, nossos ancestrais entraram em profunda comunhão com a Terra, sentindo a interconexão que todas as coisas guardam entre si. Mesmo vítimas da exploração colonialista, os atuais Áfricanos não perderam esse sentido materno da Terra, tão bem representado pela keniana Wangari Mathai, ganhadora do prêmio Nobel da Paz por plantar milhões de árvores e devolver assim vitalidade à Terra. Precisamos nos reapropriar deste espírito da Terra para salvar Gaia, nossa Mãe e única Casa Comum.
O segundo eixo é a matriz relacional ( relational matrix no dizer dos antropólogos). Os Áfricanos usam a palavra ubuntu que singifica a força que conecta a todos, formando a comunidade dos humanos. Quer dizer, eu me faço humano através do conjunto das conexões com a vida, a natureza, os outros e o Divino. O que a física quântica e a nova cosmologia ensinam acerca de interdependência de todos com todos é uma evidência para o espírito Áfricano. À essa comunidade pertencem os mortos. Eles não vão ao céu. Ficam no meio do povo como conselheiros e guardiães das tradições sagradas.    
O terceiro eixo são os rituais. Experiências importantes da vida pessoal, social e sazonal são celebrados com ritos, danças, músicas e apresentações de máscaras, portadoras de energia cósmica. É nos rituais que as forças negataivas e positivas se equilibram e se aprofunda o sentido da vida.
 Se reincorporarmos o espírito da África, a crise não precisará ser uma tragédia. 


4 comentários:

Concha Rousia disse...

Nunca tiro os olhos da mãe Africa, mãe tão mal-tratada... tiramos tudo dela, hoje tiramos seus filhos, muitos para morrerem antes de saírem da boca do mar, doe-me tanto... O outro dia ouvia eu a Mandela falar dessa palavra Obunto, e me lembrei de ti, destas conversas, olha era aqui: http://www.youtube.com/watch?v=ODQ4WiDsEBQ Pensei em enviar-te, mas não quero ocupar todo espaço, mas agora sim vai com um abraço de cainho, Concha
Em minha mente tenho sempre estas palavras africanas que eu aprendi em Inglês: 'It takes a village to rise a child'

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha, a mãe África: sofrida com a alegria dos tambores e dança me encantam: resistência insurgente. Koxerê loná (paz no caminho)... Cpm carinho e ternura,
jorge
ps. verei no you tube.

Concha Rousia disse...

Jorge, vê também isto do Narf:

http://www.youtube.com/watch?v=YuxlWv6cFhw

Abraços e carinho, Concha

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha, amei... irei ver, sim. Hoje, trabalho clinicando só até o meio-dia: curtirei Narf.
Abraços com ternura e irmandade; jorge