sexta-feira, 27 de maio de 2011

BONS ENCONTROS: LEONARDO BOFF E O VOO DA ÁGUIA

                                      Aprender do vôo das águias
                                                                  Leonardo Boff


Há uma tradição transcultural que apresenta o comportamento de certos animais ou aves como exemplar para os comportamentos humanos. Nisso vai intuição antiga que a ciência dos comportamentos comprovou: existem em nós traços herdados de animais ou aves, pois, embora diferentes, formamos com eles uma única comunidade de vida.
Observemos como as águias voam. Elas voam de forma toda própria. Usam a própria força apenas para iniciar o vôo. Batem as asas e forcejam para ganhar certa altura. Uma vez alcançada, aproveitam a força dos ventos e se deixam carregar por eles. Possuem um instinto muito apurado para captar correntes de ar e sabem tirar proveito delas. Se há apenas brisa leve, elas flutuam suavemente. Se irrompem ventos fortes, elas usam da força deles para voar bem alto e deslocar-se com grande velocidade. Apenas manejando à esquerda e à direita suas enormes asas que podem chegar a mais de dois metros de diâmetro.
Bem diferentes são as galinhas. Quando estão excitadas ou se põem a correr, batem muito as asas, fazem grande barulho mas voam apenas alguns metros.
Apliquemos a sabedoria das águias aos nossos comportamentos. Nós não sabemos entrar em sintonia com a natureza. De saida, rompemos com ela em nosso afã de dominá-la com violência e colocá-la a nosso serviço. Não nos harmonizamos com seus ritmos. Ao contrário, ela tem que obedecer aos ritmos que lhe impomos. Este paradigma está na base de nossa civilização hoje globalizada. Trouxe-nos incontáveis benefícios, mas nos exilou da Terra e nos fez inimigos da natureza. Este projeto de dominação, entretanto, sem limites internos, pode tornar-se altamente perigoso. Ele tem depredado a infra-estrutura da vida a ponto de pôr em risco o futuro da biosfera e da espécie humana.
Por isso, mais e mais pessoas hoje procuram uma nova aliança com a natureza. Assim nasceu a agroecologia que implica produzir interagindo respeitosamente com ela. É ilusório um crescimento econômico à la agronegócio que mata e desmata. Importa conhecer os ritmos da floresta amazônica e utilizar tecnologias adequadas a esses ritmos. Só assim se preserva a natureza e se colabora com ela para que continue a nos dar seus bons frutos. Dito de outro modo: importa moderar a lógica de nossa vontade e fazê-la combinar-se com a lógica objetiva da natureza, a exemplo da águia em seu vôo.
Nosso comportamento é construtivo quando nasce do equilíbrio entre o nosso desejo e o desejo inscrito na natureza. Sábia é a pessoa que capta as duas lógicas, a das coisas e a do eu, se harmoniza com elas e as faz convergir. Imatura é a pessoa e atabalhoado é seu comportamento quando só escuta o próprio eu e a toda hora diz: "eu sei, eu quero, eu decido, eu faço" não escutando a voz da natureza como se ela nem existisse. A tradição do Tao ensina que a pessoa só se sente plena e realizada quando sua obra imita o vôo das águias: trabalha junto com a natureza e jamais contra ela. Caso contrário, sempre há uma réstea de vazio e um sabor amargo de implenitude.
Precisamos desinflar o eu e enraizá-lo na natureza. O eu e a natureza formam um todo dinâmico sempre em busca de um difícil equilíbrio. Ambos, cada qual com sua singularidade, devem permanentemente atuar juntos como garantia de uma vida equilibrada e discretamente feliz.
 

8 comentários:

Concha Rousia disse...

Uma leitura maravilhosa... a vida é esse tentar harmonizar, adorei a sabedoria deste texto, dá para reler, como todas as outras tuas escolhas, abraços com carinho, Concha

Concha Rousia disse...

Tenho um paciente que se identifica com ser àguia (casado com uma mulher que se diz ser cavalo) vou passar isto para ele... Abraços de novo, Concha

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha, este texto nasce de um livro: a águia e a galinha - a galinha acomodado no possível, ciscando; a águia desbravando novos horizontes... Abraços com carinho, Jorge

Concha Rousia disse...

Obrigada Jorge, vou recomendar a ele o livro, ele vive com uma mulher-cavalo que mesmo nao sendo uma galinha ambos passam muito tempo olhando para o chão, abraços com carinho, Concha

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha, um livro que incendiou, pois, trata da acomodação e da ousadia,Belíssimo. Abraços com carinho, jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha, um livro que incendiou, pois, trata da acomodação e da ousadia,Belíssimo. Abraços com carinho, jorge

Bruno Teixeira disse...

UM SHOW DE LITERATURA!!!!

TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA.

ABRÇS.
BRUNO JP TEIXEIRA - O PORTUGA
http://brunojpteixeira.blogspot.com/

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Bruno, um canto de vida com as janelas abertas para o infinito.
abraços com carinho, Jorge bichuetti