sexta-feira, 20 de maio de 2011

DIÁRIO DE BORDO: ATRÁS DO MURO HÁ UM JARDIM...

                                              Jorge Bichuetti

Tenho saudades... Saudades de lugares e pessoas; do vivido e do sonhado... Mas tenho uma profundo saudade do que virá... Saudades do futuro: não do mágico futuro paradísiaco, saudades do que serei e seremos no caminho que vamos construir...
Lá fora, a quietude... O inverno é pachorrento. Os pássaros , nos seus ninhos; meus álamos e samambaias, silenciosos e serenos, como quem adormecido, sonha... A Luinha está de férias... Ela pensa que trabalhou suportando-me com minhas poesias, canções e leituras filosóficas... Para ela, viver é a clínica: gente que chega e que parte, que chora e sorri; afagos e brincadeiras... Eu, aqui, estou... Cheio de esperança, energizado de bom ânimo e sentindo a vida, pulsante e reluzente, embora, com uma camada de poeira que a acinzenta, esperando alguém que a sopre: um sopro de vida na pele da própria vida...
Como é grande a presença de Nietzsche: um dinamite, um velho passarinheiro...
Um chamado para que sejamos um super-homem... Nós que sonhamos com tronos e triunfos, reinados e glórias, não o entendemos... O super-homem é a intensificação da potência do existir no superar-se a si mesmo, presentificando-se vida afirmativa e propositiva, criação desejante...
Canta Caetano Veloso: "existirmos a que será que se destina..."
Acordar, comer, ganhar ouro e prata, consumir e concumir-se, dormir e morrer?...
A vida é pulsação energizante, salto existencial, efervescência vital, surto... Um caminho de resistência e no caminho, a inovação, o devir... A coragem e a ousadia de abrir as janelas e portas do porvir...
A acomodação atrofia...
A apatia entristece...
A servidão nos desumaniza...
A pior morte é a que eclode numa vida que anda moribunda pela ausência do autêntico existir...
Presentifiquemo-nos... Intensifiquemo-nos...
Cantemos com os passarinhos; voemos com as borboletas; brilhemos com as estrelas...
Ousemos sonhar, ousemos amar...
A luta é una: dentro e fora... Um novo mundo, um novo modo de existir...
Não economizemos os dons da vida...
Não deixemos nosso gesto de carinho e ternura encaixotados nas gavetas da insensibilidade e nos porões da inibição... Não temamos o ridículo, sejamos ridículos: multipliquemos abraços, beijos, aconchegos e carícias... Uma flor, uma poesia na vida do outro modificam caminhos e restauram universos íntimos estropiados pelo desamor...
Não fujamos da compaixão, da generosidade e da solidariedade: sejamos no caminho a partilha... Um novo nasce nas tribos que vamos agrupando inspirados no amor...
Ah! o amor... como sofremos. Dor boa. O terrível é não ter nem mesmo uma lágrima pelo amor que se foi, por haver se escondido da vida com medo de amar...
Vivamos com alegria, poesia , magia e sonhos... com intensidade... na volúpia dos ventos e na serena ternura do orvalho...
Deixemos a vida nos fecundar... E ela ansiosa quer viver, por isso canta: " o abre alas que eu quero passar... o abre alas que eu quero passar. eu sou na lida não posso negar..."

14 comentários:

Sumaia Debroi disse...

Bom dia Jorge!
Tenha um lindo dia!
Sumaia

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Querida Sumaia, que o dia seja belo e feliz: paz, bom ânimo e amor-ternura vital.
Com carinho, meus abraços de saudade. Jorge

Marta Rezende disse...

Meu dia já ficou lindo Jorge como o seu e da Sumaia (nome bonito SU(L)-MAIA).
Pelo visto vc não gosta do inverno como Rimbaud (estação do conforto), mas se vira no inverno fazendo poesia, trabalhando.
Já eu, canceriana radical, adoro o inverno e seus aconchegos. Durmo melhor, como mais..., bebo muito mais..., trabalho em paz.
beijo
M

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Marta, não gosto muito de estar a-toa na cama: já bebendo, lendo, amando, produzindo; ai sinto-me confortável, tanto que amo Montevideo, não gosto de hibernar...
abraços com carinho, conhaque e petiscos e boa prosa, poesia e filosofi-amar... Beijos, jorge bichuetti

CLARA disse...

Minha primeira leitura do dia é no seu blog, e este texto era tudo que eu estava precisando refletir.
Com carinho
Clara

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Clara, que bom saber que alvorecemos com a vida da alegria de sonhar um novo mundo.
Abraços ternos e muito carinho, Jorge

Denilson disse...

Jorge, fico maravilhado com a afinidade de pensar quando leio seus excelentes textos.
Encontrar seu blog foi um presente que ganhei!
Um grande abraço, com carinho!
Denilson

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Denilson, sentimos a vida e ela anda doída, cheia de desamor; porém, sabemos que podemos acionar as forças da ternura.
Abraços com carinho; Jorge Bichuetti

Denilson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Concha Rousia disse...

Entrei aqui em tua saudade, entendo-a tao bem, belo texto que fez acordar um meu que deixo aqui, não para que tu edites (mesmo que sempre podes fazer se quiseres) mas eu deixo aqui porque é este um jeito em que agimos coletivamente, abraço com carinho, Concha

O meu rio

A vida passa por mim
como um rio de gente
a me povoar

Hoje doem-me os que já se foram

Sinto também as dores dos que agora passam
E doem-me os que virão
quando o meu rio secar.

Concha Rousia
Covas, 1 Novembro de 2009

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Denilson, vai aqui meu email: utopiaativa@netsite.com.br e meu celular : (34) 99718915... Prometo que na próxima semana começo com msn, não sei: ontem, me disseram que meu medo é idiota, pois, se aprende fácile que eu manuseio coisas mais complexas. Gostaria de estar mais próximo e de poder trocar ideias, sonhos - vida... Não nos afstemos: tempo é multiplicável... Abraços com carinho e ternura, Jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha, também dialogo com música e poesia, se o publicareie o publicarei domingo alguns seus que guardo para dar uma postagem, são porque os amo e penso ser egoísmo prendê-los no meu coração... A vida é uma caminhada de partidas e chegadas... e se o rio secar? alimentos mutuamente nossos rios... Abraços com carinho, Jorge

Tânia Marques disse...

"Eu, aqui, estou... Cheio de esperança, energizado de bom ânimo e sentindo a vida, pulsante e reluzente, embora, com uma camada de poeira que a acinzenta, esperando alguém que a sopre: um sopro de vida na pele da própria vida..."
Juro que eu gostaria muito de soprar essa poeira e te ver abraçado em mim. Jorge, desculpa se estou sendo explícita demais, é que realmente não resisto às tuas palavras! Quando as leio, elas sempre me provocam uma reação!
Beijos!!!
"Sonhar mais um sonho impossível, lutar quando é fácil ceder, vencer o inimigo invencível, é minha lei, é minha questão... e para mim não importa saber quantas guerras terei de vencer por um pouco de PAZ!"

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Tânia, o carinho sempre nos leva aos voos da vida que se produz na ternura dos bons encontros. Abraços com imenso carinho; Jorge