segunda-feira, 23 de maio de 2011

MST: MOVIMENTOS DOS SEM TERRA, UM LUTA NA CAMINHADA DE LIBERTAÇÃO. O HORIZONTE DA ESPERANÇA...

                                 Nossos Objetivos
Desde a nossa fundação, o Movimento Sem Terra se organiza em torno de três objetivos principais: Lutar pela terra; Lutar por Reforma Agrária; Lutar por uma sociedade mais justa e fraterna.
                          
                         POEMAS

Legião Rural

Senhor Deus,
O Planeta terra que herdei foi confiscado
E eu me consolo em vagar por um solo alheio,
E no espelho do passado vejo a terra nascer bela e nua.
Meu teto são as estrelas,
Estou coberto pela poeira que minha legião
levanta pelo caminho da vida.
Luto pela terra.
Luto pela reforma.
Luto pela vida perdida em um confronto por terra.
Meu horizonte é um arame farpado,
e no gramado estão as plantas dos meus pés.
Senhor Deus,
Estou de luto,
Estou sem terra...
Mas ainda luto.
Chico Mendes/por Valter Arauto

CONFISSÕES DO LATIFÚNDIO
11 de setembro de 2009

Por onde passei,
plantei
a cerca farpada,
plantei a queimada.
Por onde passei,
plantei
a morte matada.
Por onde passei,
matei
a tribo calada,
a roça suada,
a terra esperada...
Por onde passei,
tendo tudo em lei,
eu plantei o nada.
Pedro Casaldáliga
(Bispo retirado de Sao Felix do araguaia, MT)

                   CANÇÕES E DEPOIMENTOS: A VOZ DA VIDA  -

Diga não à violência policial: uma ditadura começa na primeira gota de sangue... não negociemos direitos humanos...

7 comentários:

Concha Rousia disse...

Eu também sou o MST plantemos, plantemo-nos, plantemo-los, plantemos vida com alegria (por vezes molhada, mas alegria) dentro e fora de nós, e deixemos que nos viva... abraços com carinho, Concha

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha, a alegria de umacampamento , cheia de violas e crianças, passarinhos e sonhos, entrelaçados eplovento: é pura magia revolucionária.
Abraços com carinho sem fim; jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha, a alegria de umacampamento, com crianças e sonhos, passarinhose violas, enterelaçados pelo vento é pura magia revolucionária; Abraços com carinho sem fim, jorge

Marta Rezende disse...

Jorge querido, uso o braço da Lucia que a esta hora ainda trabalha pra me ajudar a trabalhar, para escrever uma coisa simples mas muito forte:
VIVA O MST!!!

Mar de gente sem terra
Sem terra num país com tanta terra
Terra para distribuir e alimentar

Viva todo o povo que não se conforma com a opressão e a exclusão!!!

abraços Jorge e amigos do Utopia Ativa. Ralei a carne e entortei o o osso, mas o CsO ficou mais forte.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Querida Marta, meu abraço, um - um milhão; sim, salve a luta e salve nossa valentia; escrita do CsO com amigos: carinhoe ternura, para vocês.Beijos, Jorge

VALTER POETA disse...

MEU HORIZONTE É UM ARAME FARPADO...

PREZADO JORGE

OBRIGADO POR EXPOR MEU POEMA, (LEGIÃO RURAL) EM SEU BLOG.

VALTER ARAUTO.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Valter, meu abraço de companheiro, aqui... sempre estamos entre o sonho e a luta... este é um canto da vida, teu, nosso... de todos... Obrigado a tua arte que anima a nossa utopia abs ternos, jorge