terça-feira, 24 de maio de 2011

POESIA: ASAS DO PORVIR; LÁGRIMAS QUE CAEM NO AGORA...

                                               HAIKAIS

HAIKAI DO AMOR NA JANELA
Jorge Bichuetti

um bem-te-vi na
janela canta a espera
d'um amor floral...

HAIKAI DA LIBERDADE
Jorge Bichuetti

voam no céu da vida
a poesia do porvir:
ela há de pousar!...


                      UM CANTO
                                         Jorge Bichuetti
Um canto
     alegre
       vital
           recomeça
o caminhar
             da poesia
      resistente
que canta os madrigais da aurora...


AS JANELAS DA VIDA
Jorge Bichuetti

As janelas da minha casa estão
entre o chão de terra molhada
e o céu salpicado de estrelas;
se abrem para as flores da primavera
e se fecham para as nuvens nevoentas do inverno...

As janelas  da minha casa estão
entre meu corpo caído no desalento
e meu coração voando no céu;
acolhem as borboletas andarilhas
e repelem as turvas nuvens da escuridão...

As janelas da minha vida  são
os poros abertos da utopia
e a boca fechada pelo espinho
da cruenta e amarga desilusão...

E as janelas do caminho vão
se movendo: ora é a liberdade
dos ventos sonhadores e ora
é o desterro e o cárcere, cela
da vida na lágrima desesperada...

As janelas rogam com ardor,
que se limpe o ar e se multiplique
na vida os caminhos da esperança
e as suaves cantigas dos passarinhos,
para que com coragem, silenciosas,
repitam: faz escuro mas eu canto...




5 comentários:

Concha Rousia disse...

Das tuas janelas se contempla a cor do infinito, sem pejas para sonhos, eu me encanto quando vejo que colocas imagens que eu já tenho colocado ou usado, é lindo esse compartilhar janelas e voos...
Lembrando meu velho poemeto:

Interdependência

O passarinho veio à janela
cantou para que eu saiba
que existo

Eu olho-o para que ele veja
como sabe voar

Concha Rousia
Compostela 28 de março de 2009

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

CONCHAS, AS JANELAS DO CORAÇÃO SÃO OS OLHOS DA POESIA QUE VÊ NA AMPLIDÃO: SINTONIA, VIDAS PARTILHADAS NO SONHO ENA POESIA - AMIZADE.
aBRAÇOS COM CARINHO, JORGE
PS. SEU POEMA É LINDO IREI INCLUI-LO NO DIÁRIO DE BORDO QUE COMEÇO A ESCREVER...
aBRAÇOS COM IMENSA TERNURA E BEIJOS NO CORAÇÃO. jORGE
PS2. POSTEI - ALÓ IRMÃO...

SOL da Esteva disse...

As Janelas de onde olhas a Vida, estão niveladas pelo estado de Alma.
Se Amares com força, sairás voando por essa janela e tomarás o que de bom existe no Mundo.

SOL da Esteva
http://acordarsonhando.blogspot.com/

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Sol da Estva: amei seu blog: não encontrei lugar para segui; podia me informar como se dpa o processo - sua poética é vida revitalizada bo sol da esperança; Jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Sol da Estva: amei seu blog: não encontrei lugar para segui; podia me informar como se dpa o processo - sua poética é vida revitalizada bo sol da esperança; Jorge