terça-feira, 28 de junho de 2011

AÇÃO POPULAR PELA LIBERTAÇÃO: PROTESTO OU AMOR... O AMOR É O ATO DE FECUNDAR NO HOJE O PORVIR...

Não grito nem verso protestos;
canto e caminho encharcado de amor,
amor hoje indignado e caminho rebelado,
não por meus desejos de negar, não e não...
A lágrima que fere a face do meu povo é
lágrima minha, minha angústia e minha dor...
E ela eu canto e por ela eu caminho...

Nada seria sem meu amor, povo meu,
raiz e nascente dos meus sonhos, meu
coração é comum, mas já não existe...
Se canto, caminho e sonho, é que eu
tenho no peito um guerreiro e um anjo,
o anjo e o guerreiro que eu carrego é
o valente e nobre coração do meu povo... jorge bichuetti


eu já quis o céu... mas não sabia
da dor que há no coração de deus;
porque ele sonhava e sonha poder
ver , um dia, nos caminhos da Terra,
o céu, caminhos do amor e da paz... jorge bichuetti




NÃO HÁ POESIA NEM CANTIGA PARA DIZER DAS LÁGRIMAS QUE NUBLAM NOSSO PAÍS...
CÓDIGO FLORESTAL- BELO MONTE-CORRUPÇÃO-REPRESSÃO E VIOLÊNCIA INSTITUCIONALIZADA... MISÉRIA E OPRESSÃO... HOMOFOBIA, PRECONCEITO RACIAL, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA... EXCLUSÃO... O PRÓPRIO PLANO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS ANDA NAS GAVETAS DO CONGRESSO... E, AGORA, JOSÉ?... TODO DIA A AMAZÔNIA É DESMATADA, TODO DIA UM DOS NOSSOS É ASSASSINADO...
QUE FAZER?... VER A NOVELA DAS OITO, DORMIR E MORRER INDIFERENTE?...
OU RECONHECER QUE "O SANGUE DA HUMANIDADE É NOSSO SANGUE" ( JUVENAL ARDUINI; E QUE A LÁGRIMA DA NOSSAS MATAS, DOS NOSSOS ÍNDIOS, NEGROS, MULHERES, CRIANÇAS, VELHOS, POBRES, FAVELADOS, JOVENS, LOUCOS, MENDIGOS... E´LAGRIMA DO NOSSO POVO, NOSSA LÁGRIMA...


"Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis. " Bertold Brecht


 a vida voa nas asas da liberdade: solidariedade e justiça social.

2 comentários:

Concha Rousia disse...

A tua poesia é um canto de resitencia, venho sumar minha voz à tua e venho com Silvio porque ele diz essas palavras que tanto gostamos, né? http://www.youtube.com/watch?v=BUzEbUdJJDg

Lutemos, Jorge, lutemos com poesia, alegria e a força da verdade...

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha: resistir é reinventar o sonho na audácia de seguir guerreando; buscar a aurora... Nossa poesia é assim, penso: semente e fruto, produto e produtor da resittência. Com carinho, muitos abraços, jorge