terça-feira, 28 de junho de 2011

AFORISMOS DA FELICIDADE

                                      Jorge Bichuetti

A felicidade é uma flor sensível e terna; não suporta o frio da indiferença nem o vendaval da crueldade... Floresce en-cantos de solidariedade.
                               ***
A mágoa é úlcera na alma; queima e corrói... Não perdoar é manter circulando um insuportável quantum de ácido na intimidade do nossa vida.
                               ***
A libertação é afirmação da felicidade de todos, e não um agenciamento do ódio. O guerreiro é um agente da vida; por ela luta e por ela se dá... Assim, cria o novo. Os que se movem pelo ódio, destrona o rei e coroa a si próprio. No pólo paranóico, sempre o novo é evitado, negado e suprimido; o instituinte, o novo, é parido - fecundado, germinado, e desenvolvido,  nos calorosos ventres do amor.
                               ***
Quem chora, caminhando... logo, é descoberto pela felicidade. A felicidade é ave andarilha que voa nos ventos diáfanos das utopias e pousa sempre nos que andarilham seduzidos pela beleza do horizonte azul.
                               ***
Amor que não comporta a partilha dos momentos de lágrimas não consegue acumular energia para saltar sobre os precípios do narcisismo.
                               ***
Quem não ama a humanidade, arde na paixão, mas não ama... O amor é uma semente e um fruto da humanidade. Humaniza e liberta; poetiza o caminho e clareia de sonhos o horizonte.
                              ***
A paixão é fogo; o amor, luar...
                              ***
Quem sorri muito, mas não multiplica sorrisos nas faces entristecidas dos desvalidos... nunca logra a verdadeira felicidade. A felicidade floresce na partilha; não é mágica circense.
                              ***
Cada árvore ceifada pela ganância é repelente lançado no ar, afugentando a felicidade... A felicidade é andarilha, passarinheira, ela gosta mesmo é de verdejar...
                              ***
A alegria de ser amado só gera felicidade nos que mobilizam esta alegria e por ela encantado passa a muito amar..Felicidade enclausurada mumifica e morta torna-se choro profundo e riso raso...

13 comentários:

Loubah Sofia disse...

Bom dia Amigo Querido.
Que bom começar o dia assim a ler-te tão edificantes letras de bom ânimo.
Estive alguns dias enferma, mas graças aos céus estou em melhoras.
Fez-me grande falta, sorver um pouco dessa tua energia, desse calor mais que humano.
Mas creio que doravante hão de melhorar os dias.
Um fraterno abraço

Ps: Estou um pouco assustada, hoje dei um grande passo, abri o espaço de cometários e não imaginas o quanto ando aflita.
Achas que fiz bem?
Será que dará certo?
Tens tanta experiência...peço-te Jorge que torças para tudo dar certo.
Ficaria imensamente grata caso desses-me Teu parecer, é que fico a sentir-me meio que com a porta aberta... (tolices minha).
Mas teu parecer é muito importante.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Loubah: não só fizeste o correto, como chegaste trazendo-me forças e alegria; estive, também, enfermo. Uma gripe forte... A vida nos pede coragem e ternura... caminhando com ousadia de amar o horizonte e para ir a ele dar sempre novos passos, vamos cumprindo nossa destinação. Abraços ternos e minha gratidão pelo carinho, jorge

Concha Rousia disse...

Jorge: adorei a profundidade destes teus aforismos, fruto de verdadeira reflexão...
deixo aqui, para matar a saudade de nossos diálogos, as palavras que um dia escrevi:

'renunciaria a tudo para ser feliz, inclusive à própria felicidade'
Concha Rousia

E um dia te conto sobre o São João, sem são rituais de origem céltico, sempre presente o fogo, as ervas e plantas, a água e a Lua... Abraços com ternura para ti, com sorrisos de felicidade a contagiar-te :)

Paulo Francisco disse...

Adorei tudo!
E que você tenha uma recuperação legal.
Um abraço.

Edum@nes disse...

Estou visitando seu blog,
para deixar meu comentário
ódio, felicidade e mágoa
Quem caminhando chora
Quem a humanidade não ama
Cada árvore ceifada pela ganância
A alegria de ser amado
e por ela encantado
Quem sorri muito mas não
multiplica o sorriso
Choro profundo e riso raso.
Tudo isto acontece na vida
das pessoas, onde existe ódio
Umas mais outras menos,
o certo é que acontece
Seria bom que todos nós
vivessemos respeitando-se
uns aos outros sem magoar
Amar e ajudar quando de
ajuda alguém precisa.

Continuação de uma boa semana
Um abraço
Eduardo.

Alexandre Lacerda Alves disse...

Jorge...
Especiais esses aforismos...
Dignos de ser partilhados no facebook... afinal, tanta gente os lerá 'ao acaso' e, desta forma, tocados, refletirão potencializados em toda essa profunda essência.
Alex

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha; Caminhando entre sonhos e lutas, já nem sei se as reflexões são minhas, ou se nasce, no entre... entre o horizonte e as flores do caminho, que são vocês, os amigos que alimentam meu coração de alento... Amei seu pensamento. Sempre um salto, efervescência vital. Abraços com carinho, jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

paulo Francisco: meu querido amigo e irmão, seguimos com fé nos sonhos e animados pelo azul do horizonte que canto de esperança; Abraços, paz e alegria. Jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Eduardo: olha o meu poema, esperava e irei postá-lo com imensa alegria... Uma semana de paz, alegria e bom ânimo.Ternamente, jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha, esperarei sobre o São João... Abraços, jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Alexandre< uma alegria saber que eles são algo de valor para o seu coração, anjo-guerreiroe irmão. Abraços ternos, jorge

Preludios do Infinito Particular disse...

Adoro esta mixagem, diríamos assim, de pensamentos que nos fazem sincronizar vida, utopias, realidades e profundos ensinamentos da vivência humana. Meu abraço ao doce amigo Jorge. Lou Moonrise.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Lou: seu carinho é força de vida e luz... um aconchego que abre no caminho o espaço da ternura, espaço onde se dão os voos e os sonhos, abraços com carinho, jorge