domingo, 26 de junho de 2011

POESIA: MIRAGENS DO TEMPO; POEIRA DA ESTRADA...

                                   NOVOS DEUSES
                                                  Jorge Bichuetti

Ícones quebrado a martelada,
cacos, restos, lascas e fiapos...
No chão, uns cavam e arquitetam
com argamassa um novo deus;
outros, no ar, voam e entre estrelas
escutam o silêncio da imensidão...

Na esquina, porém, uma roda de crianças
cirandam e, entre eles, os deuses
dançam e cantam os jogos da alegria...

Longe dos jugos do saber humano,
eles se revelam na cantiga de ninar,
na ternura vadia dos versos dos poetas,
na dança dos moços, no conversar das lavadeiras,
que na beira-do-rio lavam o mundo,
vendo a vida correr serpenteando para os abraços do mar.

Longe dos homens, os deuses são felizes.
E até mesmo as lágrimas não são
lágrimas penitentes;
pois, livres do altar,
no caminho, as lagrimas, os deuses
partilham...

 

                        A RODA-VIVA DO AMOR
                                                      Jorge Bichuetti

No amor, a vida floresce
viçosa e cheia de boniteza;
depois, no adeus, ela murcha
e seca cai entre pedras...

O tempo passa. Outros luares
veme vão; o orvalho acaricia
o chão esquecido. E, assim,
entre pedras, outras florescências nascerão...


                               CIO DO LUAR
                                               Jorge Bichuetti

corrisco
        sapeca
travesssuras
         da rua
cilício
       noturno
uiva
        latente
sonhos
       tecidos
lençóis
    rasgados
manuscritos
          epidérmicos


                                     A LUA E O LUAR
                                                             Jorge Bichuetti

Todos vão, menos a lua.
No céu enos meus pés,
reluz seu brilho,
seu amor me seduz...

Sonho caminhos,
caminhos do luar...

Longe da lua, eu
posso muito.
mas, não posso
amar...

Na Lua, oculta-se
a magia
a folia
minha alegria
meu jeito
de brilhar...

6 comentários:

Tânia Marques disse...

Curti muito a fotinho dela! Beijos

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Tânia, ficou comigo na cama, estes quatro de dias de gripe forte... cheia de dengo.Abraços com carinho, jorge

Maria Alice disse...

Que linda! Que emoção ao vê-la. Quantas saudades desta ternura, que me afaga nos momentos das lágrimas, ao prestar atenção nas minhas histórias.
Minha e minha Co-terapeuta.(rs)
Que vontade senti neste momento, de farrear com ela no chão...
Fala pra Lua, que estou sendo cuidadora de uma pessoa que amo muito, em outra cidade. Será por um tempo curto. Logo, logo aparecerei na janela para começarmos a bagunçar.
Dr. Jorge, abraços com saudades e carinho.
Maria Alice

Obs.: tenho quase certeza que não está recebendo meus e-mails.

Tânia Marques disse...

Imagino que sim, meus gatos também são amorosos. Beijo grande e muita saudade.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Maria Alice: não os recebi; mande-me, pois me angustio sem notícia e me envie o telefone... pois não tenho. Preocupo-me... Queria saber do seu irmão e de você... Irei seguir a Luinha me cuidou e me pos no caminho, ladrava na hora de sair do sofá e ir pra cama. E vigia meus escritos.
Abraços com carinho, Saudade entre lembranças e orações, jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Tânia, um carinhoso abraço, meu e de Lua(s). Da lua que circula a noite, faíscando centelhas de vida e da luinha que me acolhe nos percalços do caminho. Abraços com ternura, jorge