domingo, 18 de setembro de 2011

ENTRE O GUERREIRO E O ANJO, UM DEVIR... GREGORIO BAREMBLITT, UM HOMEM-CAMINHO, CAMINHO DE LIBERTAÇÃO...

                                             Jorge Bichuetti

Nos dias 23, 24 e 25 de Setembro de 2011, em Belo Horizonte, ante a beleza das Serras do Curral, estaremos vivendo o III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESQUIZOANÁLISE E ESQUIZODRAMA. SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS... Que sob a insígnia de " Por uma Nova Terra, por um Povo Por-vir" irá nos proporcionar conhecimentos e trocas, no sentido, de produzir na vida caminhos de liberdade e paz, justiça e inclusão social, ternura e solidariedade... Um espaço que abarca a vida: nosso pensar, nosso agir... Dando-nos fomento para a criatividade e a potencialização das nossas intervenções sobre a vida e o mundo, e sobre nós mesmos, numa perspectiva revolucionária de se criar intervenções libertárias e humanizantes, espaços do devir e caminhos para um por-vir de paz e alteridade...
Neste momento, não consigo me silenciar... Neste ano, comemoramos, celebramos, com carinho e gratidão, os 50 anos de trabalho militante e criativo do nosso amigo, mestre e farol Professor Dr. Gregorio F Baremblitt.
Queria ser menos discípulo, e mais um pensador... Porém, isto é de todo impossível: pois, o prof Gregorio tem sido no caminho das lutas dos que ousam sonhar algo mais... Não se restringe a uma biografia, nem a uma bibliografia... Ele logrou o desafio conceituado na obra de Juvenal Arduini. Arduini afirmou que somos da estrada. Estradeiros... Caminhante...  Depois, já numa produção posterior, asseverou que mais do que ser do caminho deveríamos ousar ser caminho....
E o nosso amigo e mestre Dr Gregorio F Baremblitt é caminho, horizonte, farol... Vida que se consuma como agenciamento produtivo dos devires inovadores que nos hão de tecer nova humanidade, homem novo...
Ele é um verdadeiro intelectual, na inteireza e boniteza, da definição de intelectual dada pelo nosso querido Milton Santos: pensamento livre e cuidadoso na produção criativa de uma compreensão da realidade que nos instrumentaliza os sonhos de libertação...
Grandioso, se faz imperceptível... porém, o faz militante num devir semente, sementeira, clarão, clareiras...
Amoroso, se revela discreto... todavia, num caloroso aconchego que faz ser a plenificação do devir amizade...
Sábio, revela-se menino questionador... ávido de perguntas, dúvidas... um ir sempre além do já consumado... é um legítimo amante do horizonte azul: o horizonte que nos encanta e clama por novos passos...
Não posso negar sua beleza e grandeza, omitindo que sempre o encontrei majestoso e singelo, terno: nas minhas lágrimas, soube ser ombro; escuta acolhedora e continente;... nas minhas quedas e equívocos, ali estava mãos estendidas, corpo-suporte, vida partilhada, amizade-cúmplice, doação generosa, assim, se ando e algo faço, é que ele no caminho me agenciou para o novo, quando me sentia corroído pelo velho;... nas minhas dúvidas, o achava um menino questionador, criando entres e nos entres propondo a invenção do inusitado, a disruptura, o novo radical....
Gostaria de ser um testemunho da sua criativa e singular produção: ele é autor de inúmeros livros que me acompanham, disputando com minha pequena Luinha, o lugar nos cantos en-cantos da minha casa...  Saber, poder, que fazer.... Inconsciente institucional... Grupos... Sonhos.... Realidade... Cinco lições...  Compêndio... Introdução à esquizonálise... Psicanálise esquizoanálise... e tantos , tantos, que me vejo perdido, pois inclusive, seus escritos de maior potência e que , com minha certeza inabalável abrirão o século  vinte e um, estão manuscritos, como manuscritos estão seus contos... dignos dos meus mais caros amigos de noite nas leituras que velhice me deu como prémio para o cansaço que chega com os anos... sem nos roubar a sede de amar e crescer...
Gregorio nos lega e nos legará muito... e me dói minha convicção de que quase sempre estamos aquém do legado...
Queria dizer ainda que julgo o Esquizodrama um invento que dá à Esquizoanálise um estatuto prático: operacionalidade, vivacidade, capacidade de intervir,revolucinando,agenciando aos devires que para mim quedavam na nebulosa metafísica das quimeras filosóficas...
 E pressinto que o conceito de realteridade plasmou bases para o devir, para o acontecimento, para o universo da diferança que tendia ao expantaneísmo ou às elocubrações metafísicas...
Mas, nada disso , para mim, é , neste instante, muito grandioso, perante a grandeza da ação do Professor Dr Gregorio F Baremblitt, um escudo, um anteparo, um catalisador, um agenciador, um parceiro, um amigo dos trabalhos insituintes que foram danda vida à vida de sonhos que nasciam do seu coração de homem-caminho nos caminhos da libertação.
Assim, vamos ao III CONGRESSO DE ESQUIZOANÁLISE E ESQUIZODRAMA, celebrando, nos 50 anos de doação generosa e inventiva do nosso amigo, a utopia de juntos continuarmos lutando: por uma nova Terra, por um povo Por-vir...
E o abraçando, o abraço com as as canções da vida:



 A FUNDAÇÃO GREGRIO F BAREMBLITT DE UBERABA LHE ABRAÇA E LHE AGRADECE O CARINHO E A GRANDEZA - SOMOS UM NA MULTIDÃO E SOMOS A MULTIDÃO NUM SÓ SONHO... NADA SOMOS... SOMOS PARIDOS NO SEU SONHO E NO SEU TRABALHO....
E JUNTOS VAMOS DESBRAVAR NA NOITE A AURORA...

5 comentários:

Concha Rousia disse...

Ahhh sabes que Pablo Milanés está casado com uma gelega, amiga minha... a Nanci... ahhh o amor, adoro ela, e ele claro, abraços... Tudo o que tu ofereces aqui é uma riqueza ... vou continuar...

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha: um dia nos veremos comouma tribo que a lua e o luar teceu... cujos laços nem mesmos suspeitávamos... meu abraço com ternura e paz; jorge

odila braga disse...

oi jorge to tentando me conectar com vc

odila braga disse...

Caro amigo Jorjinho, sobre o anjo guerreio que já a 50 anos joga toda esta força sobre nós... e já são 50 anos??? Sinto exatamente o mesmo: somos paridos pela energia e poder de contaminação com que Baremblitt nos inoculou. Que este Congresso possa ser tb uma grande celebração deste homem a quem tanto amamos. Beijo,
Odila

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Odila: sim, o tempo passa e a vida... continua bela e facsniante... com Nosso Querido Amigo e nossa tribo trilhando nas veredas da utopia e da ternura; abraço com carinho. jorge