terça-feira, 13 de setembro de 2011

UM CAMINHO DE LIBERTAÇÃO: UM TEXTO SURREAL SOBRE NOSSA HUMANIDADE...

                                                 Jorge Bichuetti

Eu e a página... Entre palavras, voo e busco, no silêncio, algo que pudesse retratar meu coração... As estrelas cantam e bailam... O luar me encanta e me enternece: ora, me dá a suavidade; ora, me incendeia com a voracidade de viver... algum mais... algum além... A noite é o sereno e o cálido... o terno e o sensual... a brisa e a fogueira... a magia e a reflexão...
Eu e o caminho... Na pele, duas runas: a branca e a hagalaz: espera germinativa; entre o sonhar e o navegar, a poesia do cais...
A globalização frenética nos leva a uma vida assoberbada de ações, informações, interações... um rodopio enlouquecido que nos turva a visão e nos borra o sentido de direção, leme, destinação... Se não paramos , de tempo em tempo, sucumbimos de exaustão ou nos perdemos numa vida recheada de papel machê: vida no esquecimento dos próprios sonhos; vida na anulação dos próprios desejos, vida na negação das nossas próprias utopias...
Quebremos, por um momento os ponteiros do relógio...
Desliguemos, por um instante, as antenas que nos mantém na ciranda das ilusões...
Paremos e busquemos impregnar de novos sentidos o caminho encantado das nossas lutas... e reinventemos azulados pela luzes da imensidão um novo existir...
Rompamos as correntes da nossa servidão pós-moderna...
Na parada reflexiva, dialogo com os povos indígenas e nas cartas do caminho, encontro um clamor: escutemos o povo de pedra...
A Mãe Terra, Pachamama, tem nas rochas os registros da sabedoria primordial... Registros da vida que se ergueu luz na escuridão; movimento na inércia... vivemos e usamos a Terra e seus filhos; porém, nunca a escutamos... Viver não é somente um cálculo matemático; ou uma composição lógica... A vida é história; história registrada nas vozes que sussurram no poesia das pedras... e elas se movem e movem moinhos... 
Ouvir as pedras é exercício humanizante para que não petrifiquemos o humano...
Ouvir as pedras é ler no singelo da vida que acontece... escutar a sinfonia vital, diminuindo o que fala nossos neurônios centrais, para ler a canção que os poros da nossa pele capta na emotividade terna da vida que dá escuta e visão ao nosso próprio coração.
Um universo terno e singelo; uma sabedoria parida no entre as pedras e a nossa pele...
Caminhos que nos revelam as potências da simplicidade e a grandeza da ternura... guerreiras da Mãe Terra... que é ávida de paz e amor...
...  Estamos no caminho da situação Meng: insensatez juvenil... Caminho de superação da nossa necessidade de superar a insensatez juvenil que se aquieta numa montanha sobre um abismo.... somente, rompendo nossos grilhões e nos tornando livres no pensar, no sentir, no agir e no con-viver, conquistamos a alteridade de viver nossos sonhos e desejos, construindo no caminho um mundo de paz e harmonia... serenidade e suavidade
Para tanto, urge aceitar um guia... se caminhamos e buscamos o horizonte azul da libertação, nosso guia é a ética: a ética da afirmação da vida, dos direitos humanos, da amizade, do direito à diferença, do cuidado, da alegria e dos bons encontros, da solidariedade e da cidadania...

11 comentários:

OceanoAzul.Sonhos disse...

Tomara que esse guia seja lido por muitos povos...
Magnifico texto, ele proprio pleno em sabedoria e sentido.
Um abraço
oa.s

Concha Rousia disse...

Jorge, como tu sabes escutar a Terra, e como tu sabes transmitir com palavras esse saber que te vem dela, ela que com tudo se enternece...

Ontem me contava uma amiga como uma pessoa de sua família lhe perguntou se atirava umas pedras que andavam por casa... que esta amiga já nem lembraria, mas a amiga pediu para o seu familiar guardar as pedras porque ela as queria... E eu disse, claro, claro, deves ir procurar essas pedras, porque, mesmo que tu não lembrasse, 'as pedram lembram...' Aqui no teu texto entendi o que eu lhe quis realmente dizer a ela com aquela frase, por isso senti o impulso de te contar, e te contei.

Aceito essa guia da Ética da afirmação da vida, dos direitos humanos, da amizade, do direito à diferença, do cuidado, da alegria e dos bons encontros, da solidariedade e da cidadania... Assino aqui contigo o teu texto, obrigada por me orientar a ele, por acaso eu andei de manha trabalhando num que ia nessa direção, mas meu coração o forçava a ir para outros lugares, amanha eu editarei, este teu ainda me vai dar para lhe dar uma voltinha a meu texto e semear nele a tua influencia, a que abraço com todo o meu carinho, e ternura por ti, Concha

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

OA.S: este texto experimental é um voo na busca de pensar, sentindo para calçar minha vida num entre as pedras da vida e fluxos lunares... uma busca da simplicidade de ser no salto do sonhar... meu carinho, abs ternos; jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha: tudo começou nas aventuras do quintal... um conectar com o luar que foi me apresentando os álamos, o orvalho, o vento, as pedras... uma busca por tecer elos entre meus muitos eus... paridos e não-paridos... tudo isso, foi se dando num voar e sentir a Galiza, os Poetas Vivos... hoje, meu desejo é caminhar devindo-me mar e cais... Lhe adoro... e me inspiro muito na sua obra poética... Meu carinho, abs ternos e enluarados; jorge

Mila Pires disse...

Jorge, quanto néctar existe neste teu quintal...!
Que essa tua sementeira humanizadora se espalhe pelos recônditos da nossa terra Brasilis...!
Beijos...com carinho e ternura...Mila.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Mila: saudades... meu quintal anda descuidado, mas acolhedor... coisas do luar...e penso que a magia mora no desejo de nunca deixar de sonhar... eu mesmo, menino... velho com sede de voar... abs ternos,jorge

Tânia Marques disse...

Jorge, néctar, borboletas coloridas e flores solidárias compõem o teu jardim. Nada mais lindo do que ter em casa a relva da esperança, o brilho da utopia, a doçura dos sonhos. Lindo tudo o que você escreveu, sua inspiração alcança os cumes mais altos de sabedoria. Beijo-te com muito carinho.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Tânia: lhe quero muito.... sinto no caminho que a poesia e os sonhos vão otecendo, nos entre fios da luta. abs ternos, jorge

Tânia Marques disse...

Querido, que posamos nos encontrar nesta vida para que ergamos juntos bandeiras de lutas e utopias. Beijosssss

Tânia Marques disse...

Querido, que posamos nos encontrar nesta vida para que ergamos juntos bandeiras de lutas e utopias. Beijosssss

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Tânia: vamos ainda tecer muitas paisagens azuladas de afirmação da vida e da liberdade... abs ternos, jorge