sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

DIÁRIO DE BORDO: CAMINHO...

                                      Jorge Bichuetti

Os passarinhos cantam alegres... O orvalho mantém no ar um cheiro de vida fecundada... O vento baila entranhada nas folhas das árvores... E eu, escuto, miro e penso... As nuvens não apagam o brilho do sol nascente... É dia, um novo dia...
Escuto Cartola e leio Frenando Pessoa... a Luinha prefere seus sonhos...
Saberei um dia o que sonha minha pequena?...
Agora, mergulhada nas reflexões nascidas na aurora, decido que... necessito de um café quente.
A gostosura do café me leva a rever minha lista... Que lista? a que faço todo ano, embora acabe vivendo tao apartado dela... Mas, ela me ajuda: é um momento em penso no que desejo, necessito e sonho... Desenho um caminho... Almejo um horizonte... Já que estou vencendo minha timidez, lhes confesso: tenho uma lista para cumpri-la até os meus oitenta anos...
Muitas vezes, na vida somos reativos... Cremos desejar e necessitar dos produtos, coisas e vida que emerge na tela da TV com o glamour da etiqueta da alegria imaculada. Nos iludimos, economizamos para adquirir, depois, não sentimos nenhum prazer... passamos a necessitar de outra ilusão...
O que anda na minha lista?...
Eu quero reler Guimarães Rosa, Fernando Pessoa, Cora Coralina, Lorca, Mario Benedetti...
Eu quero fazer um grande encontro: meus passarinhos vão poder escutar Cartola, Dorival Caymmi, Bethânia, Legião Urbana e o Clube da Esquina... Fred Martins e Moska, Sosa e Chico... Twaikovsky. Bach e Vivaldi...
Verei Buñel e Fellini... E estudarei surrealismo, marxismo e anarquismo num diálogo heterodoxo com a esquizoanálise... Aprenderei o tupi-guarani, inglês e italiano... Jogarei Runas e I Ching....
Amarei todos os deuses; só para ver se consigo aceitar, tolerar, respeitar, acolher, incluir todos os homens...
Quero o luxo de saber ser feliz vivendo com simplicidade...
Quero ter preguiça de ouvir e dar atenção às banalidades que pululam no nosso tempo...
Encantado pelo que me o luar e a alvorada, criarei u'a religião para uso próprio: quero buscar com radicalidade a ética da amizade e da compaixão...
Que farei?... Quero a coragem e a ousadia de caminhar com o povo... no Carnaval da Inclusão do Bloco Maria Boneca da Fundação Gregorio F Baremblitt... Quero caminhar na construção da Universidade Popular Juvenal Arduini... a educação no caminho da libertação...
E quero lograr manter o Utopia Ativa... como voz da aurora na nostalgia do luar...
Mas, eu queria mesmo é podar meus espinhos e ganhar a capacidade de ver, sentir, falar,ouvir e agir com ternura e suavidade...
Ah! como eu queria abandonar o vício da maledicência, da crítica ácida e corrosiva, da intolerância...
Ah! como eu queria suprimir meu egoísmo, meu orgulho e minha vaidade... Ganhar leveza na alma... aprender a voar com os sonhos...
Por isso, eu peço aos deuses... que permita caminhar lutando... e escrevendo poesias...
Porquanto, tenho constado que a luta por mundo sem as lágrimas da exclusão e da opressão me dão u'a dignidade que eu estou longe de tê-la nas pulsações espontâneas do meu coração...
E a poesia é o pão e o vinho do sublime banquete da renovação íntima, do crescimento pessoal e do nosso corpo convertido em corpo dado à vida, corpo-devir guerreando no caminho da solidariedade pelos en-cantos do porvir...
Eis minha lista...  eu quero viver na utopia ativa da mudança...
Quero aprender a ser um guerreiro com alma de passarinho...
Quero a riqueza de ver e sentir o céu e a glória na boniteza de u'a flor....


Nenhum comentário: