sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

POESIA: NOSSA HUMANA DEMASIADA HUMANIDADE...

                            ANTES DE MORRER
                                       Jorge Bichuetti


Antes de morrer, quero ver o mar;
não com meus olhos míopes e cansados...
Eu quero ver o mar com a ternura
da areia branca
que o acolhe com carinho
e com carinho e vê partir...


Antes de morrer, preciso existir,
não com meu corpo tenso e ansioso...
quero existir com a magia da vida
dos meus sonhos
que caminha para porvir,
com a ânsia de querer chegar,
mesmo sabendo que ali
não ira ficar...


Antes de morrer, eu quero voar,
não com as asas metálicas de um garboso avião...
Voarei com minha alma de passarinho,
andarilho sem ninho,
que busca na imensidão
o limite entre o abismo e o céu,
com medo de se perder...
com medo de se encontrar...


                     ESTA SAUDADE
                            Jorge Bichuetti


Quando criança pensava na mi'a velhice,
Vendo-me de cabelos branços e cheio de rugas,
Corpo cansado... entre dores reumáticas e o coração frágil....


O tempo passou... eu por ele passei... e, agora, me vejo
Conhecendo tudo aquilo que os livros ocultam sobre a dor de ser velho:
Sou a saudade que pouco a pouco cresceu, multiplicou, avolumou-se...


Há quanta lembrança! quanta ausência!...
Ser velho é ter no baú do coração
A vida condensada na enciclopédia da saudade...

Nenhum comentário: