sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

VIRAÇÃO... O TEMPO PASSA NOS VOOS DO VENTO... CANÇÕES E POESIAS...

se a vida passa
no voo de um segundo; 
por que eu carrego
nas costas a cruz
de tantos milênios?...


a cigarra passa
cantando e voa
no brilho da vida
de magia e encanto...


a flor perfuma
na beleza terna;
não economiza
talentos e dons
vive e sonha...
depois, murcha
adubando o sol
sem remorso
sem culpa
sem inveja
sem o medo
que maltrata
os que morrem na vida
e choram na partida  a
vida       não florescida...


viver é voar, brilhar, brincar... sonhar e amar;
não vale...     perder-se na rotina vazia e triste
das nuvens cinzentas que não bailam no vento.... 

                   jorge bichuetti


este menino
que brinca e sonha,
vê o infinito 
na pequenina bolha de sabão
que sobe o morro
e vai viver
no colo do arco-íris...


este menino
que canta e conta histórias
me fazendo adormecer,
sorrindo... como se vida fosse
tão-somente um rio no mar
entre conchas e gaivotas
sendo ninado pelo pôr-do-sol
e pelo canto dos vadios passarinhos...

este menino
sabe que o céu é a Terra
nos trinados do luar
nos delírios da paixão
no silêncio das manhãs
nos suspiros que versam
as frases de uma oração...


                         Jorge Bichuetti


amanhã
um novo tempo
risco   no vento
promessas de amor
nas asas de u'a flor....


assim, um novo ano
nascerá no orvalho
no canto das manhãs...


              jorge bichuetti


pai, partiste tão cedo...
ou será que eu tardei no meu despertar?...
só sei que te procuro nos salões
minhas lágrimas lavam a purpurina
mas, por ti, eu sigo fazendo da vida
um sonho do morro; ave, carnaval...


                 jorge bichuetti



entre pedras, flores...

4 comentários:

Mila Pires disse...

Na viração....sonhos...perto e distantes...lista de quereres...desejos nossos e alhures...utopias...devires...
Ahhh Jorge, eu amo passear e estar por aqui contigo!
Que seu ano novo seja muito...muito muito feliz!
Feliz VIDA remoçada em cada azul boreal para ti!
Obrigada por sua nobre amizade, colo e carinho comigo a cada dia que passou...!
Beijos e abraços demorados de soltar...com ternura, Mila.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Mila, eu e Luinha lhe abraçamos com gratidão pela vida de amizade que nos ofereceu; ternura permanente nas lutas do caminho... Lhe desejamos um ano de paz, amores e flores... sonhos azuis e um voar alto nas asas dos passarinhos... Nosso coração; abraços ternos, jorge

Concha Rousia disse...

Vim aqui viver estás últimas horas do ano contigo, desse ano no que te conheci, e conheci a Utopia Ativa e voei por aqui, hoje venho com algum peso maior do que minhas asas aguentam para voar mas eu me sei arrastar, a dor não me causa sofrer grande, sei vencer, a impotência sim, essa me mata... Eu tenho tanto que agradecer a tua poesia por aligeirar minha carga, com alguns de teus poemas eu sinto como se alivia minha alma, adoro te ler, te conhecer, te levar comigo para o ano 2012, Feliz ano meu querido amigo,um abraço com ternura e carinho, desde a Galiza, Concha

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha, chegamos ao 2012- tempo maia de maior cuidado e luta ecológica... não é grofecia; é constatação. Seu carinho e sua força foi meste ano uma bênção refrescante e com ilpulsos de voos para o Utopia Ativa... Meu carinhoso e terno abraço, com voyos de alegria e paz num caminhp de sonhos azuis, abs, jorge