quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

BON ENCONTROS: UM DIÁLOGO VITAL; POESIA E EXISTÊNCIA...

                           ENTREVISTA


1. O que fazer ante as perseguições?

R. Recitar Quintana:
"Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!" Mario Quintana





2. Como ler os enigmas do amor?


R. Ouvir um fado, lendo Florbela Espanca:
"Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: aqui…além…
Mais este e aquele, o outro e toda a gente….
Amar!Amar! E não amar ninguém!


Recordar? Esquecer? Indiferente!…
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!


Há uma primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar.


E se um dia hei de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder… pra me encontrar…" ( Amar / Florbela Espanca)




 3. Como intensificar e potencializar a nossa auto-estima?


R. Incorporando manuel Bandeira, recitando alto:
"Que importa a paisagem, a Glória, a baía
a linha do horizonte?
-O que vejo é o beco." ( Poema do Beco / Manuel Bandeira )


Um comentário:

Anne M. Moor disse...

Adorei as perguntas e as respostas escolhidas! Brilhante!

bjs
Anne