domingo, 18 de março de 2012

ECONOMIA SOLIDÁRIA E UNIVERSIDADE POPULAR: CAMINHOS DE VIDA E SOLIDARIEDADE

 UMA REFLEXÃO SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA
NA UNIVERSIDADE POPULAR JUVENAL ARDUNI TEMOS O CURSO DE " ECONOMIA SOLIDÁRIA E PRÁTICAS ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS"                  
                 Banco comunitário terá moeda própria

Será inaugurado nesta sexta-feira (16), às 9 horas, na Associação Dando as Mãos, na avenida Frei Servácio, 354, bairro La Salle, o primeiro banco comunitário da Região Sul de Mato Grosso, o Banco Cerrado. Órgão que tem o objetivo de promover o desenvolvimento das comunidades rurais, oferecendo serviços financeiros e solidários e que possui moeda própria chamada de “Bacuri”.

Segundo a coordenadora do projeto, a Irmã Franciscana Elizabete Maria da Silva, o Banco Cerrado tem como foco as comunidades rurais da região sul, nas quais a Associação Dando as Mãos já desenvolve atividades.

“A proposta do banco comunitário é fazer  com que  a moeda social, que é bacuri, ajude a circular bens dentro dos assentamentos. Ao invés dos assentados irem até o comércio da cidade para fazer as suas compras como arroz, feijão, frutas e verduras, eles vão comprar alimentos e outros itens dentro de  suas comunidades onde a moeda terá valor.  Além disso, objetivamos que o bacuri seja utilizado nas feiras de economia solidária”, explicou Elizabete.

Conforme a coordenadora do projeto, as pessoas das comunidades poderão trocar o real pela moeda social, que vai ser gasto entre os associados que também aceitam o bacuri. Com isso, a riqueza das comunidades rurais vai circular dentro delas. “Nós só vamos colocar moeda em circulação de acordo com o recurso em reais que o banco terá em caixa. Primeiramente, o Banco Cerrado terá um caixa de R$ 5 mil disponibilizado pela Associação Dando as Mãos”, antecipou Irmã Elizabete.

Ela explica que a nova moeda também poderá ser trocada por reais pelas pessoas dos assentamentos, porém existem taxas em caso de troca de bacuri por real, um mecanismo para incentivar mais o uso do bacuri nos assentamentos.

Pessoas ligadas ao Banco Cerrado se reuniram ontem com representantes de outros bancos de desenvolvimento instalados em comunidades de cidades dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, para um curso de formação sobre o projeto.

O encontro aconteceu na sede da Associação Dando as Mãos, gestora do projeto do Banco Cerrado, que terá sede junto ao escritório da entidade, na Avenida Frei Servácio, 354, no bairro La Salle.  Porém, segundo a Irmã Elizabete, existirá em várias comunidades pontos financeiros do Banco Cerrado.

Sobre a associação “Dando as Mãos”

A associação “Dando as Mãos” nasceu da atuação das associadas religiosas da Província Santa Teresa do Menino Jesus, junto aos assentados da região, que têm em seu projeto comum, trabalhar a educação para a cidadania junto às categorias empobrecidas, excluídas dos benefícios socioeconômicos e políticos da sociedade brasileira, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas.

Entre os grupos selecionados, a entidade marca presença junto a organizações sociais camponesas das regiões onde as associadas (Irmãs) atuam. A Província assume como prioridade o trabalho com esses grupos considerados excluídos da sociedade capitalista neoliberal na preocupação com as lutas políticas, compromisso com a transformação social.

Dessa atuação, portanto, nasceu a organização dos assentados e empreendedores em geral “Dando as Mãos” no município de São José do Povo, no ano de 2005, com o objetivo de organizar empreendedores do município, a partir do princípio da economia solidária.
O trabalho se expandiu e ganhou espaço nos assentamentos e em outros municípios, extrapolando os limites do grupo e assumindo características de organização em rede.

Publicado em 16 de março de 2012
Fonte: Roberto Nunes
http://www.atribunamt.com.br/?p=10 0166


--
Renato Muniz Barretto de Carvalho
http://renatombcarvalho.blogspot.com/
http://cea-sitiodapedreira.blogspot.com/


UNIVERSIDADE POPULAR JUVENAL ARDUINI. ENCONTROS MENSAIS. CRECHE CORAÇÃO DE MARIA. AV NOSSA SENHORA DO DESTERRO,545. JARDIM ESPLANADA. UBERABA.
PRÓXIMO ENCONTRO: 14 DE ABRIL DE 2012



Nenhum comentário: