quarta-feira, 23 de maio de 2012

POESIA: AD-VERSOS DIAS DE LUTA E SONHO

                      EU
                        Jorge Bichuetti

Das peneiras 
que chacoalhavam no Garimpo, eu sai
pedrinha miudinha... 
não sendo ouro nem diamante,
me vi na estrada 
na companhia das folhas secas 
que atapetam a vida... 
roçadas pelos pés cansados dos
andarilhos, operários, poetas e meninos-cirandeiros...

Andei... longe de casa; 
sonhei... com um ninho...
Um ninho tecido de retalhos, 
retalhos de pano, de árvores 
e retalhos da minha própria vida que ia
pelos caminhos do mundo 
recolhendo a música do vento 
e a magia insurgente no silêncio do tempo...


Assim, eu sou... u'a pedrinha miudinha
de todos os caminhos; mas, meu coração,
não, ele ficou... no campanário da igrejinha deserta
onde pássaros e anjos conversam nas manhãs,
cantando a esperança da volta na recordação
da lágrima que orvalhou o primeiro adeus...


                    SONHOS MATINAIS
                               Jorge Bichuetti

Extranho, me pareço natural:
acordo pra sonhar e sonho azul...


Sonho minha vida, vida-menina
nos braços calorosos do luar;
vida-alucinada com o meu coração
todo mergulhado no oceano de amor
que vi e senti no brilho do olhar
de Deus que habitava o carinho fraternal
dos meus inesquecíveis pais...


Nas manhãs, então, na saudade do amor,
que um dia aqueceu meus sonhos, eu sou
tão-somente um menino que brinca nas rugas
do meu já cansado e envelhicido rosto...


              LUINHA
                Jorge Bichuetti


Santa Luinha, orai por nós....


Cuida dos versos que descamam
do meu corpo, fiapo de sonho na
beleza singela das nossas manhãs...


Santa Luinha, cuida de mim...


Nos teus afagos encontro a magia 
da vida que envergonhada com os crimes da razão;
agora, se travestiu para sempre... e é poesia
no que resta de humano, 
vela acesa no nossa indigente podridão...


Um comentário:

Tânia Marques disse...

Vai falando em mim para a Luinha! Beijos