segunda-feira, 18 de junho de 2012

IV CONGRESSO DE ESQUIZOANÁLISE E ESQUIZODRAMA; UBERABA - NOS VOOS DO DEVIR...

Queridos Amigos e Amigas:

Os convocamos a participar do IV Congresso a ser realizado em Uberaba entre os dias 25 a 28 de outubro de 2012.
Já temos transitado três Congressos que foram atravessados e habitados de modo potente, terno, solidário e consistente por 1500 pessoas provenientes de vários pontos do Brasil, Uruguai, Argentina e Portugal.
Os intercâmbios políticos-acadêmico, sustentados com rigor conceitual em tanto decantado de práticas rebeldes e insurgentes, foram traçando as cartografias dos encontros e interações a través dos que foram se gestando redes de práxis e dispositivos de enunciação coletivos.
Perante os isolamentos e as dissociações entre saberes, discursos, sentires e práticas a potencia dos encontros, criados nos acolhimentos, ternuras e cuidados entre companheiras e companheiros, foi relançando a natalidade produtiva das lógicas coletivas.
A construção de multiplicidade de tempos e espaços de trocas, debates, conferências, oficinas, convivências, mesas redondas, rodas de conversação, sobre nossas inserções diversas nos horizontes da invenção de vidas não alienadas, nem submetidas as opressões e docilidades adaptacionistas, pariram os movimentos de dilucidação do que nos implica nas cotidianidades inquietas: a reforma psiquiátrica, a relevância dos movimentos populares, as lutas necessárias das chamadas “minorias”, a saúde coletiva, os equipamentos de formação acadêmica, a transdisciplina, as estéticas da emancipação e a estética da dominação, as comunicações libertarias e os monopólios dos meios massivos de comunicação, as micropolíticas das resistências.....
Afirmamos-nos como coletivo que se recusa a reduzir as dimensões dos sofrimentos aos planos individuais de existência. Compreendemos a dimensão sócio histórica, política e econômica em tanto fatores determinantes dos padecimentos muitas vezes silenciados nos conhecimentos e intervenções disseminados nas nossas vidas como trabalhadores da Saúde e Militantes Sociais. Não se trata de negar as individuações nem as efetuações dos mal-estares nessa instancia, antes bem compreender entre os “entrenós” as múltiplas determinações e a pluralidade fenomênica que intervém nos interjogos entre as quietudes das Subjetividades homogenizadas e os processos/movimentos de Subjetivação.     
Tanto como parir os lugares de crítica e elucidação sobre os modos de fatalização coletiva: as repressões, as explorações, as dominações, as exclusões, as violências, a fome, a guerra, a estigmatização, tanto como de criação dos agenciamentos que nos possibilitem o devir das paixões alegres que emergem nas lutas pela dignidade, liberdade e afirmação das vidas de todas e todos.  

Paras mais informações consultar nossa página web WWW.fgbbh.org.br  na qual se encontraram as informações sobre nosso IV Congresso
Temáticas propostas para trabalhar os eixos do Evento:
a)      Inclusão Social: reinventando vidas potentes
b)      Exclusão e microfascismo: Sociedade mundial de controle
c)      Direitos Humanos, Saúde mental e Saúde Coletiva: lutas pela igualdade e a dignidade coletiva.
d)     Micropliticas da resistência: das alienações as práticas libertarias
e)      Movimentos sociais: nos agenciamentos das utopias ativas do socialismo.
f)       Das clínicas da submissão as Klínicas das subjetivações insurgentes
g)      Arte e devir: nomadopraxis e paradigma estético
h)      Reforma psiquiátrica e klínica da psicose: tecendo acolhimento das multiplicidades. A primavera das diferenças.
i)        Luta antimanicomial: quietudes e inquietudes
j)        A solidão e a geografia do amor na contemporaneidade
k)      Dependência química: dos neo-higenismos as klínicas da alegria e a produção de cidadania.
l)        Crianças e Adolescentes: cartografias, dispositivos e intervenções
m)    Grupos e instituições: reprodução de subjetividade e processos de subjetivação.   


Coletivo Organizador do IV Congresso Internacional de Esquizoanálise e Esquizodrama



Nenhum comentário: